GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

ÓLEO NAS PRAIAS NORDESTINAS

'Manchas nas praias nordestinas estão diminuindo', afirma ministro da Defesa

Coletiva de imprensa com Fernando Azevedo e Silva, ministro da Defesa, na Capitania dos Portos de RecifeFoto: Ed Machado/Folha de Pernambuco


O ministro Fernando Azevedo e Silva visitou o Recife nesta quarta-feira (30) e realizou um sobrevoo nas praias do litoral sul ao Cabo de Santo Agostinho

O ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva desembarcou no Recife nesta quarta-feira (30) para visitar o Centro Operacional da “Operação Amazônia Azul – Mar limpo é Vida”. A vinda foi direcionada à limpeza das praias que foram atingidas pelo óleo nos últimos dois meses. Ele também realizou um sobrevoo sobre as praias do Litoral Sul até o limite do Cabo de Santo Agostinho com o Almirante Leonardo Puntal, comandante nacional da operação.
Segundo o ministro, as manchas nas praias nordestinas estão diminuindo. Nesta quarta-feira, 12 praias amanheceram com pequenos fragmentos de óleo. Destas, sete já foram limpas. Em Pernambuco, apesar das praias não apresentarem mais manchas, mangues em Itapessoca (Goiana), Mamucabinha (Tamandaré) e Persinunga (São José da Coroa Grande) ainda estão sujos. A Marinha está atuando na limpeza dessas áreas.
O ministro contou que a operação para conter o óleo é composta por três fases. A primeira, liderada pela própria Marinha, busca descobrir o que aconteceu; a segunda é para a contenção da substância; e a terceira, direcionada para o controle de dano nas praias atingidas.
“A união de todos nesse episódio lamentável é fundamental”, disse o ministro, ao relembrar o trabalho que está sendo realizado pela Marinha, em conjunto com as Forças Armadas e com agências e órgãos federais, estaduais e municipais.
Fernando Azevedo afirmou que ainda não há informações concretas sobre o vazamento. “Eu estou tão curioso quanto vocês. O inquérito está aberto, e a Marinha em conjunto a Polícia Federal estão investigando”. O ministro também descartou a possibilidade da chegada das manchas nas praias do litoral sul do Brasil. “Até agora o máximo ao sul que chegou foi em Ilhéus, na Bahia”, concluiu.
Já o comandante Puntel reforçou a informação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de que não há confirmação da existência de uma suposta mancha de óleo em direção ao sul da Bahia. “Não é óleo, essa possibilidade já foi descartada. A mancha no satélite pode ser várias coisas, até sombra de nuvem”, afirmou.
O ministro também anunciou a transferência da Operação Dragão, realizada pela Marinha no Espírito Santo, para as praias do Nordeste para atuar na contenção das manchas de óleo. Ela é uma operação naval, que conta com a participação da Força Aérea e do Exército e prevê aumento de pessoal, com foco em ações humanitárias relacionadas ao meio ambiente. Também será feito o monitoramento das áreas marítimas atingidas e das águas jurisdicionais brasileiras.
FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário