GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

ÓLEO NAS PRAIAS

UFPE lançará edital para apoiar ações nas praias atingidas pelo óleo no Estado

Oussama Naouar, pró-reitor de extensão da UFPEFoto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco


Edital vai acolher as várias iniciativas internas da instituição, mas ainda não foi estipulado o valor global

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançará em breve um edital emergencial conjunto das Pró-Reitorias para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e de Extensão e Cultura (Proexc) para apoiar ações nas praias atingidas pelo óleo no Estado. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (30) durante reunião do comitê UFPE SOS Mar, instalado para tratar das ações relativas aos danos causados pelos resíduos nas praias do Nordeste. 

Segundo o pró-reitor da Proexc, Oussama Naouar, trata-se de um edital guarda-chuva que vai acolher as várias iniciativas internas da instituição. Contudo, ainda não foi estipulado o valor global. "Será o suficiente para financiar pelo menos 20 projetos. A UFPE está à serviço da população brasileira para tentar enfrentar essa tragédia ambiental. A ideia é colocar todas essas iniciativas em sinergia, estruturar elas e dar um apoio institucional, financeiro, pedagógico, jurídico, logístico" disse o pró-reitor.

O coordenador do comitê, professor Gilberto Rodrigues, do Departamento de Zoologia, afirmou que está sendo feito o mapeamento das ações realizadas, que incluem o ensino (em aulas e rodas de conversa), a extensão (por meio do voluntariado) e a pesquisa e inovação, com parcerias com outras instituições como a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O UFPE SOS Mar volta a se reunir na próxima quarta-feira (6), para discutir o andamento das ações.


"A gente tem que atuar em todos os campos, do ponto de vista social, jurídico, econômico, ambiental e, principalmente, biológico, que compromete tanto a nossa biodiversidade em todos os níveis, desde arrecifes de corais, bancos de areia, estuários, rios, um mosaico muito grande de ecossistemas que precisam ser monitorados e preservados", disse. O grupo tem se reunido diariamente para coordenar as ações na Região Metropolitana do Recife, no Litoral Norte e no Litoral Sul.

Ainda de acordo com Gilberto Rodrigues, será feito o cadastro de voluntários e a divulgação dos equipamentos de proteção individual (EPIs) corretos para serem usados durante a limpeza da costa pernambucana. Na próxima segunda-feira (4), haverá uma reunião com o Conselho Pastoral dos Pescadores e outras colônias para discutir a situação das pessoas que dependem da atividade para sobreviver. Conforme o Departamento de Sociologia e do Núcleo de Estudos Humanidades, Mares e Rios (Nuhumar), há cerca de 30 mil pescadores artesanais no Estado.

Balanço
O balanço dos trabalhos de contenção, limpeza e prevenção das manchas de óleo no litoral de Pernambuco registrou poucas alterações da quantidade de material removido pelas equipes do Governo do Estado. Ao todo, já foram recolhidas 1.546,17 toneladas de óleo, em 47 praias e oito rios atingidos, segundo balanço divulgado ontem. O total do material recolhido foi entregue ao Centro de Tratamento de Resíduos de Pernambuco, em Igarassu. Já foram instalados 3.045 metros de barreiras de contenção em diversas praias e rios.


FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário