GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 20 de outubro de 2019

SANTA CRUZ - REFORMULAR O ESTATUTO

Dirigentes e torcedores do Santa Cruz debatem pontos para reformular estatuto do clube

Pontos sensibilizados no diálogo foram transparência, credibilidade e participação da torcida (Foto: Ana Beatriz Venceslau/DP)


O desejo por alterações no regimento tricolor ganhou maior repercussão, por parte da torcida, após a eliminação da Série C


O auditório do estádio do Arruda recebeu, neste sábado, torcedores do Santa Cruz para realização de um fórum de discussão com o Conselho Deliberativo do clube, pautado nas possíveis mudanças no estatuto coral. O encontro aconteceu no formato de conversa, onde os torcedores que se inscreveram previamente, tiveram oportunidade de contrapor e fazer sugestões às propostas levantadas inicialmente pelo clube. No total, 23 vozes das arquibancadas foram ouvidas. 

No momento inicial, o Santa foi representado pelo presidente da Comissão da Reforma, Mário Godoy. Em sua fala, ele explanou um organograma detalhando os tópicos a serem debatidos em dois pilares: "como é" e "proposta". Com o intuito de explicar aos torcedores presentes, as mudanças desejadas pelo clube. Como determinado setor funciona atualmente e como se pretende instaurar o novo modelo.

Alguns dos pontos mais tocados na discussão que envolve as comissões do Deliberativo, Executivo e Patrimonial do Santa foram: A atualização e publicação frequente da situação do quadro de sócios, possibilidade de autonomia das diferentes áreas de trabalho no clube (estando subordinadas ao organograma), remuneração financeira do cargo de presidente, fim do direito de voto por parte do sócio-atleta, vínculo político dos gestores, migração dos conselheiros beneméritos para condição de sócios, reuniões trimestrais com a participação da torcida, criação de uma auditoria física, reconfiguração das datas eleitorais (atualmente acontecem em dias úteis), direito de voto assegurado em qualquer categoria do plano de sócio, priorização das categorias de base, investimento nos esportes olímpicos e tornar ou não a Patrimonial subordinada ao Executivo.

Por mais de uma vez, outros clubes de futebol do cenário nacional foram citados como "exemplos" a serem estudados e seguidos, nesse momento vivido pelo Santa Cruz. Náutico, Fortaleza, Bahia, Paysandu, Internacional e Atlético Paranaense estavam na lista.

Em entrevista ao Superesportes, o integrante do Movimento Intervenção Popular Coral, Jhonny Guimarães, revelou que a presença dos torcedores corais foi consequência de uma organização estratégica por parte do grupo. Ele ressaltou ainda que pretende repetir a ação e fazer com que a voz das arquibancadas seja constante nas decisões do clube. “A gente tem consciência de que o que aconteceu aqui foi fruto de muita luta. Não é benevolência ou altruísmo do clube convidar a gente para participar dessa reunião. Se hoje a torcida pôde comparecer para participar e ter voz numa reunião extremamente produtiva, foi porque numa terça-feira à noite a gente escutou 150 pessoas e lutou muito por isso. Vamos continuar lutando para que a torcida esteja presente em todos os episódios em que a cúpula do Santa Cruz se reúna para decidir algo”, declarou o torcedor.

O atual presidente do Deliberativo do Santa é Alírio Moraes, um velho conhecido da torcida, por ter assumido a presidência do Tricolor durante os anos de 2015 e 2017. Como peça importante do elenco gestor atual, ele enalteceu a atitude do clube em abrir portas e ouvidos.  "A eleição que me colocou como presidente foi por aclamação. Eu não trairia os valores que defendo na minha formação. A gente engrandece o clube quando ouve as pessoas para entregar um Santa Cruz com um novo estatuto", comentou.

O presidente do Conselho Deliberativo esteve acompanhado de outros quatro profissionais do clube, na ocasião. O presidente da Comissão da Reforma do Estatuto, Mário Godoy, o presidente da Comissão Patrimonial, João Caixero e os secretários do Deliberativo, Diogo Melo e Paulo Roberto Borba.

O próximo passo sobre mudanças no Estatuto do Santa, acontecerá em uma outra reunião, ainda sem data marcada. Nela, as ideias levantadas neste sábado serão classificadas em: ‘aceita’, ‘decidida em plenária’ e ‘rejeitada’. Essa última, poderá ser reativada pelo Conselho. Representantes de grupos de torcedores confirmaram presença.


DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário