GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

TROFÉU LEÃO DO NORTE DE FUTSAL

O INESQUECÍVEL TÍTULO BRASILEIRO DE 93
Claudemir Gome,Edson Nogueira e Pedro Luiz


O verbo preservar é pouco conjugado no desporto brasileiro, razão pela qual causa estranheza eventos que são realizados com o objetivo de destacar feitos históricos e seus protagonistas. Neste contexto, a noite do dia 10 de outubro de 2019 entrou para a história do futsal pernambucano por conta da festa promovida pela FPFS para homenagear os campeões do primeiro título brasileiro conquistado pelo futsal pernambucano.

O feito histórico aconteceu há 26 anos, precisamente no dia 10 de outubro de 1993. De lá pra cá, Pernambuco conquistou uma série de outros títulos nacionais em diversas categorias, mas como bem ressaltou o presidente da FPFS, Luiz Cláudio de Carvalho, na sua saudação, "o primeiro título foi de uma importância ímpar para o nosso futsal".

Verdade. Mensurar o feito é impossível, entretanto, a julgar pela reação dos campeões quando foram chegando ao salão nobre da Federação Pernambucana de Futebol, local onde foi realizada a homenagem, o orgulho por tal conquista é indescritível.

Calipio Palmeiras, o maior goleador e colecionador de títulos do futsal pernambucano, foi o técnico da Seleção Pernambucana na inesquecível conquista. "Um título memorável não apenas pelo ineditismo, mas porque parecia pouco provável. Fizemos uma final com o favorito Paraná, cuja equipe era toda formada por jogadores que defendiam a Seleção Brasileira. O time todo se comportou como guerreiros da Nova Roma", pontuou Calipio.

O presidente da FPFS a época, Fred Carvalho, destacou que, "tão importante quanto a conquista era a sua preservação, valorização. Bastante louvável a iniciativa do presidente Luiz Cláudio em promover esta festa para enaltecer e lembrar a importância deste título que foi um marco para o futsal pernambucano".

Visivelmente emocionado, Edson Nogueira, ex-presidente da FPFS, declinou do uso da palavra, mas fez questão de abraçar todos os campeões.

Além das homenagens aos atletas, membros da comissão técnica e ao presidente de honra da Votorantim, e patrono do futsal pernambucano, Henrique Silveira, a FPFS homenageou com o Troféu Leão do Norte, os jornalistas, Claudemir Gomes e Pedro Luís; e o desportista, Fred Oliveira, ex-presidente da Federação Pernambucana de Futebol.   

OS CAMPEÕES BRASILEIROS DE FUTSAL EM 1993:

Fred Carvalho (Presidente da FPFS); Henrique Silveira (Presidente de Honra da Votorantim); Edson Nogueira (supervisor/chefe da delegação); Calipio Palmeira (Técnico); Dr. Antônio Bezerra (Médico); Roberval Ramos (Aux. Técnico); Clóvis Calado (Prepara Físico) e Romulo Macha (Massagista/Roupeiro).

ATLETAS:

Mazureik, Giusepe, Matheus, Luciano, Acidésio, Chau, Jerry, Marcelinho, Esdras, Bira, Alécio, Sandro Sales (Pelé), Jailton Cego, Xandi e Pequinho.


CLAUDEMIR GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário