GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 30 de novembro de 2019

BRASIL DIVIDIDO

Barroso defende "caminho do meio"

Ministro Luís Roberto Barroso durante homenagem na Escola de Magistratura do Rio Foto: Rosane Naylor / EMERJ 
Em país "dividido", Barroso defende "caminho do meio". Ministro do STF critica polarização ao receber homenagem da Escola de Magistratura do Rio.

O ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF ) Luís Roberto Barroso foi homenageado, na noite de ontem, pela Escola de Magistratura do Estado do Rio ( Emerj ). Durante seu discurso, afirmou que o país passa por um momento difícil, “polarizado, dividido e raivoso”. A solução para isso, de acordo com ele, é achar um caminho do meio:
— Nós estamos em um Brasil polarizado, divido e raivoso, e nós devemos nos posicionar para um caminho do meio.
Leia: Gilmar Mendes revoga decisão, e investigações contra Flávio Bolsonaro podem ser retomadas
Para isso, Barroso propôs a criação de três pactos: da integridade, antes mesmo do ideologia; da responsabilidade fiscal, econômica e social; e pela educação básica. Segundo o magistrado, somente o consenso seria capaz de alcançar essas três metas e resgatar o país do que chamou de uma “tempestade política, econômica e ética”.
Apesar disso, Barroso afirmou ter uma visão positiva para o futuro do país, que vive, em suas palavras, um “processo doloroso de transformação”:
— Não havia como o Brasil se tornar verdadeiramente desenvolvido com os valores de ética sucateados. O Brasil está vivendo as dores de uma transformação histórica necessária e indispensável.
Leia também: Decisão do STF sobre dados do ex-Coaf vai liberar investigações de Cabral, Perillo e Cachoeira
Para explicar esse período de mudança, Barroso cita a frase do filósofo e político italiano Antonio Gramsci:
— O velho está morrendo e o novo ainda não nasceu. E o complemento da frase é que entre uma coisa e outra surge uma grande variedade de situações mórbidas. Eu acho que essa tempestade que o país está vivendo é esse processo de transição entre o velho e o novo.
Rio: Mais de 200 investigações da Polícia Civil vão ser retomadas após STF liberar compartilhamento de dados
O ministro comentou ainda sobre o papel do STF nessa mudança. Para Barroso, o Tribunal foi chamado para decidir sobre questões fora do aspecto judiciário, mas que, por mais tenha tido divergências, trouxe avanços para a sociedade.
— O Supremo deve posições divididas em matérias de enfrentamento da corrupção. Algumas decisões em que infelizmente não prevaleceu o que eu achava melhor para o país. Porém, em outras matérias como proteção dos direitos fundamentais e das regras do jogo democrático, o Supremo tem andando munido, e acho que uma garantia de estabilidade para a democracia brasileira.
O evento aconteceu no Tribunal de Justiça do Rio.

O Globo - Poe Camila Zarur

Nenhum comentário:

Postar um comentário