GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 12 de novembro de 2019

CARNAVAL 2020

Começam as vistorias no percurso do Galo da Madrugada

Defesa Civil fiscaliza percurso do Galo da MadrugadaFoto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco


Defesa Civil do Recife verifica fachadas, marquises e outras estruturas em busca de irregularidades que indiquem perigo ao folião

Visando garantir a segurança dos foliões durante o desfile do maior bloco de Carnaval do mundo, a Defesa Civil do Recife iniciou nesta segunda-feira (11) uma série de vistorias preventivas nos imóveis localizados no percurso do Galo da Madrugada. Técnicos do órgão analisaram fachadas, marquises e outras estruturas para a elaboração de laudos indicando possíveis necessidades de reparos. Neste primeiro dia, foram vistos 24 imóveis no bairro de São José, mas não foram encontradas irregularidades.

Após a finalização desta etapa, a Defesa Civil repassará todos os laudos para a Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon) acionar os proprietários em caso de necessidade de intervenção. As vistorias ocorrem na rua Imperial e em seguida passam para as avenidas Sul, Dantas Barreto e Guararapes, com oito a dez técnicos fazendo o trabalho diariamente. Além da vistoria dos imóveis, a Defesa Civil também realiza, próximo ao Carnaval, as vistorias de palcos e camarotes.

A previsão é de que sejam vistoriados todos os 514 edifícios do percurso até janeiro do ano que vem. A gerente geral de Engenharia da Defesa Civil, Elaine Hawson, conta que os trabalhos foram iniciados neste mês de novembro para que dê tempo dos proprietários de imóveis se regularizarem em caso de necessidade. "No ano passado, por exemplo, tivemos 61 imóveis classificados entre risco alto e muito alto. Estas construções não puderam, inclusive, ser utilizadas como camarotes. Foi feito isolamento com tapume para evitar risco ao transeunte", disse.


De acordo com Elaine Hawson, a princípio, a Defesa Civil vistoria os imóveis fixos no circuito do Galo. "Qualquer elemento que represente o risco no circuito do Galo vai ser visto. Vamos verificar marquise, se tem ferragem exposta, com risco de desprendimento de material, detalhes da fachada com risco de desabamento, a parte elétrica", comenta. Após a realização dessa etapa, o órgão retorna quando os camarotes começarem a ser montados para fazer uma nova verificação nos prédios e ver se existe alguma estrutura móvel que represente risco.

A gerente geral de Engenharia da Defesa Civil explica que qualquer percepção de risco observada pela população em geral pode ser denunciada pelo telefone 0800 081 3400. Este número também pode ser usado pelos donos dos imóveis para solicitar uma vistoria. Até o dia do desfile outros órgãos também fiscalizam o percurso do Galo da Madrugada, como a Emlurb, Celpe e Corpo de Bombeiros



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário