GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

ENEM 2019

Débora, vítima de acidente de kart, diz estar tranquila com o Enem

A estudante Débora Dantas, de 19 anos.Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco


Sem poder estudar nos últimos meses por causa do tratamento, Débora afirma que não tem muitas expectativas em relação ao resultado, mas não deixará de persistir.

Vítima de um acidente de kart em agosto passado, quando teve o couro cabeludo arrancado, a auxiliar pedagógica Débora Dantas, de 19 anos, disse estar tranquila para fazer o Enem neste domingo (3). Antes de entrar no local de prova, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife, a jovem, segurando um guarda-sol para proteger a cabeça coberta por um lenço, reafirmou o sonho de cursar medicina. "Não vou desistir. Nunca. Eu vou continuar até conseguir", afirmou.

Sem poder estudar nos últimos meses por causa do tratamento, Débora afirma que não tem muitas expectativas em relação ao resultado, mas não deixará de persistir. "O que vale é a experiência. Não estudei com a frequência que vinha estudando, mas o que importa é não desistir e participar. Quero fazer tranquila o que eu puder, na medida do possível", ressaltou. "Eu estou calma e ano que vem tem mais".

A jovem chegou cerca de dez minutos antes de abrirem os portões, às 12h, acompanhada do noivo, Eduardo Tumajan. Para ela, o tratamento após o acidente reforçou o desejo de ser médica. "No hospital, tinha muita curiosidade, queria saber o que estava acontecendo, cada detalhe. Me fez amar cada vez mais [a profissão]. Hoje eu vejo com outros olhos. Estar no lado do paciente é inspirador", disse. O noivo, Eduardo, conta que chegou a levar alguns livros para o hospital onde ela ficou internada, em Barreiros (SP). "À medida que o tempo foi passando e ela foi recuperando a visão, ela não estudou no máximo de potencial, mas se empenhou bastante. Tem uma força de vontade imensa e é espontânea. Está sempre sorrindo, alegre. O amor só aumenta", comenta.


Ao fim do exame, Débora disse à Folha que considerou o conteúdo da prova “bom”, mas não gostou muito do tema da redação. “Redigi, mas não consegui colocar argumentos firmes. Tentei escrever da melhor possível. Se fosse saúde ou educação, seria melhor. Mas acho que não vai ficar abaixo da média. Caíram muitas questões sobre religião e a prova foi abstrata”, comentou. “Semana que vem vai ser mais complicado, mas vou estudar bastante”.

FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário