GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

ÓLEO NO LITORAL

Comitê da UFPE analisa danos causados pelo óleo nas praias

Óleo atinge a praia do JangaFoto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco


Universidade Federal de Pernambuco iniciou neste domingo expedição oceanográfica

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) deu início à duas frentes de atuação voltadas para a limpeza do óleo oriundo do derramamento, que já trouxe mais de 1,5 toneladas do material ao litoral pernambucano.

Para verificar a extensão e identificar possíveis novas manchas em alto mar ao longo do litoral do Nordeste, teve início, neste domingo, a expedição oceanográfica do Comitê UFPE SOS Mar, instalado para analisar os danos causados pelo óleo nas praias.

Ao longo de 15 dias, um grupo de 21 pesquisadores, entre eles o professor do Departamento de Oceanografia da universidade, Marcus André Silva, que coordena a equipe da UFPE, atuará contribuindo na avaliação das manchas provenientes do derramamento de óleo, a bordo do navio Vital de Oliveira, embarcação de pesquisa hidrooceanográfica mais moderna da Marinha do Brasil.

O navio coletará água em diversas profundidades, percorrendo do litoral do Rio Grande do Norte à orla de Salvador, na Bahia. Posteriormente, todas as amostras coletadas serão analisadas para a verificação da presença de vestígios de óleo.

Já na orla pernambucana, mais precisamente na praia de Itapuama, no município do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, o comitê UFPE SOS Mar realizou, no sábado, a limpeza da praia, com foco especial nas rochas que compõem o litoral, utilizando mantas absorventes. O método de remoção é feito por meio de um material composto por um polímero que, ao mesmo tempo em que atrai o óleo, repele a água salgada do mar. Desse modo, o óleo agarra-se à manta, facilitando a retirada das rochas. A limpeza foi efetuada por pesquisadores da UFPE e voluntários.

Em outra atividade, realizada ontem, membros do UFPE SOS Mar estiveram no Rio Goiana e em Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, realizando uma atividade voltada para a coleta de guaiamum.



Por: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário