GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 17 de novembro de 2019

VACINA CONTRA O SARAMPO

Nova etapa da vacinação contra o sarampo foca em jovens entre 20 e 29 anos

VacinaçãoFoto: Erasmo Salomao/Ministério da Saúde


Com a chegada da movimentação próxima ao período de férias, o público da idade alvo é o que mais realiza viagens no verão

A campanha de vacinação contra o sarampo chega a uma nova etapa nesta segunda-feira (18), focando na imunização de jovens de faixa etária entre 20 e 29 anos. O objetivo é alcançar quem ainda não completou as duas doses e os ainda não vacinados. Com a chegada da movimentação próxima ao período de férias, o público da idade alvo é o que mais realiza viagens no verão, por isso o cuidado direcionado. A campanha direcionada ao grupo jovem permanece até o dia 30 deste mês. Em Pernambuco, a meta de vacinação de crianças até 5 anos foi completamente cumprida. Mesmo assim, até o dia o último dia 2, foram notificados 1.020 casos de sarampo no Estado.

O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber, participou do lançamento de um livro na área de Vigilância em Saúde, onde explanou a situação de combate ao vírus do sarampo. O evento aconteceu na última quinta-feira (14). Para ele, Pernambuco é um exemplo de campanha de vacinação que obteve sucesso. "Pernambuco tem uma tradição, por ter enfrentado há alguns anos atrás uma grande epidemia de sarampo, conseguiu interromper a transmissão, as coberturas vacinais de pernambuco são relativamente elevadas para todas as vacinas", elogiou. Para ele, o processo de imunização precisa estar em continuidade. "Alguns lugares não tem a cobertura 100%, pela distribuição heterogênea, então é fundamental atingir esses locais", contou.

"Essa parcela da população, que tem de 20 a 29 anos é uma parcela que tem sido arredia com relação a procurar os postos de saúde para a vacinação", constatou o secretário estadual de saúde, André Longo. Na campanha pernambucana para imunização da população houve uma ação conjunta entre o Estado e os municípios, direcionada a suas necessidades. Dos 1.020 casos notificados de sarampo em Pernambuco, 90 foram confirmados e 429 descartados. Os municípios com casos confirmados são: Recife (05), Jaboatão dos Guararapes (01), Bezerros (01), Brejo da Madre de Deus (03), Caruaru (09), Frei Miguelinho (01), Gravatá (01), Santa Cruz do Capibaribe (18), Taquaritinga do Norte (30), Toritama (10) e Vertentes (11).


André Longo acredita que o trabalho de continuidade e insistência faz a diferença. "Os números dos casos de Pernambuco para o sarampo representam um alerta. Nós sabemos que a maioria dos casos de sarampo no país estão ainda concentrados em São Paulo, aqui no estado estão no Agreste, por isso nós não podemos descuidar. Por isso, a vigilância de saúde em Pernambuco está ainda em alerta e quer orientar a população da importância de se manter o calendário de vacinação atualizado", lembrou o secretário.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário