GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

LEI SANCIONADA

Paulo Câmara sanciona lei que aumenta transparência e segurança em contratos públicos

Governador Paulo Câmara quer mais transparência nos contratos assinados entre o Estado e as empresasFoto: Ed Machado/ Folha de Pernambuco



A lei foi sancionada na tarde desta segunda-feira (9), durante o I Seminário Estadual de Combate à Corrupção

Em celebração ao Dia Nacional de Combate à Corrupção, o governador Paulo Câmara (PSB) sancionou uma lei na tarde desta segunda-feira (9) que implica na obrigatoriedade de implantação de um programa de integridade por empresas que contratarem os serviços do Estado. A sanção foi assinada durante o I Seminário Estadual de Combate à Corrupção promovido no auditório do Centro Cultural Cais do Sertão, no Bairro do Recife.

O objetivo da lei é implantar um conjunto de medidas e procedimentos internos que culminem na introdução de princípios éticos, ações de fiscalização e fomento à denúncia de irregularidades na administração dos recursos públicos por parte da iniciativa privada.

De acordo com a secretária da Controladoria-Geral do Estado, Érica Lacet, a partir dessa iniciativa haverá uma maior transparência nas ações, com menos gastos e mais eficiência. “Os recursos serão melhores distribuídos, e com as ações de fiscalização será possível evitar com maior eficiência fraudes em licitações, desvios éticos, e suborno”, pontuou.

O governo visa a curto prazo capacitar o maior número de empresas em 2020 para que em 2021 o programa dê inicio à primeira de suas três etapas. A primeira etapa consiste em novas contratações de obras, serviços de engenharia, e contratos de gestão celebrados com a administração pública em valores iguais ou superior a dez milhões.
Em 2023, esse valor cai para cinco milhões. Na última etapa do programa, que inclui contratos administrativos de maneira geral, o valor retorna para igual ou superior a dez milhões.

Segundo Paulo Câmara, essa maior transparência só tende a trazer benefícios para o Estado. “O controle é importante e necessário, mas além do controle, é essencial acompanhar a eficiência e verificar se os recursos estão sendo bem aplicados”, declarou. “Com a lei iremos prevenir atitudes erradas e punir com muito mais facilidade quem insiste em praticar atitudes contra o Estado”, completou o governador.

As empresas que descumprirem as obrigações e os prazos previstos serão punidas desde aplicação de multas à rescisão unilateral do contrato por parte do contratante. Em último caso, poderá ocorrer a impossibilidade de licitar e contratar os serviços da Administração Pública Estadual.


Rede Ouvir-PE
Após o sancionamento da lei de integridade também foi assinado o protocolo de intenções da Rede de Ouvidorias Públicas e Afins. A Ouvir-PE funcionará como uma rede em parceria com os três poderes para fortalecer as ouvidorias dos municípios e entidades participantes, promovendo o controle social de forma democrática, e auxiliando na efetivação dos direitos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário