GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 29 de dezembro de 2019

MORRE ARTISTA PERNAMBUCANO

Morre mestre cirandeiro João da Guabiraba

Artista estava internado no Hospital Português devido a um câncer no esôfago. Enterro ocorre no domingo (29), no Cemitério do Caenga, em Olinda.

Morreu, neste sábado (28), o cirandeiro João da Guabiraba, fundador da Ciranda Mimosa. De acordo com familiares, ele estava internado havia dois meses no Hospital Português, no Recife, devido a um câncer no esôfago. João da Guabiraba deixou seis filhos.
"É uma perda para a família, para a cultura, para a ciranda", afirmou um dos filhos, Jadson Almeida. O velório ocorre no domingo (29), a partir das 8h, no Cemitério do Caenga, em Águas Compridas, em Olinda. O enterro está marcado para as 15h.
João Francisco de Almeida, conhecido como João da Guabiraba, nasceu em Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco, em 1943. Entre os anos 1960 e 1970, começou a demonstrar interesse por danças populares, sobretudo pelo ritmo e balanço da ciranda. Em 1972, fundou a Ciranda Mimosa do João da Guabiraba, sendo ele o músico e compositor.
Ao longo da carreira, levou a cultura popular de Pernambuco, através de apresentações da Ciranda Mimosa, para estados de todo o país. Em 2015, foi o homenageado do Ciclo Natalino do Recife, junto com o Boi Matuto, da Família Salustiano.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário