GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

PERNAMBUCO NA ONU

Pernambuco apresenta ações na Conferência do Clima da ONU

Secretário José Bertotti participa da Conferência do Clima da ONUFoto: Divulgação


Participação do Estado de Pernambuco nas atividades na COP25,em Madrid, tem como objetivo procurar parcerias para projetos de combate aos efeitos do aquecimento global

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, participou neste fim de semana (7 e 8), da Conferência do Clima da ONU - COP25, em Madrid, na Espanha. A agenda conjunta de ação climática dos governos locais para o ano de 2020 foi realizada com prefeitos e gestores ambientais da América Latina.

O encontro promovido pelo ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, associação mundial de governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável, teve a presença do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, que preside o ICLEI América do Sul.

A participação do estado nas atividades na Conferência das Partes das Nações Unidas - COP25, tem como objetivo apresentar iniciativas e procurar parcerias para projetos de combate aos efeitos do aquecimento global.

No sábado (7), foram apresentados por Bertotti os avanços nas políticas de enfrentamento aos efeitos do aquecimento global e as ações realizadas no Estado. As exposições ocorreram na Assembleia da Under2 Coalision, órgão que conta com mais de 220 governos subnacionais que juntos representam 43% da economia mundial e no painel “Abema e CB27: Governos subnacionais e a concretização dos compromissos com a agenda climática”.

No painel temático da Abema e do CB27, Bertotti se apresentou com representantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. “Tivemos a oportunidade de falar como se deu a Conferência Brasileira de Mudanças do Clima, um evento o qual o Governo de Pernambuco foi correalizador e teve como meta preparar o Brasil para estar na COP25”, disse Bertotti.

Para o secretário, foi possível compartilhar durante a Assembleia a experiência e os bons resultados alcançados, além das ações desenvolvidas em parceria com a própria Under2, que contribuíram para a elaboração do primeiro inventário de Gases do Efeito Estufa de Pernambuco.

O estudo foi lançado em novembro deste ano, durante a Conferência Brasileira do Clima, no Recife. “No painel, também falamos sobre as iniciativas que o Governo do Estado vem desenvolvendo para reduzir as emissões de CO2, a exemplo dos investimentos em parque solares, a gestão de resíduo sólido e os projetos de resiliência implantados na região do semiárido”, detalhou.

A participação do secretário José Bertotti segue nesta semana. Na terça-feira (10), a participação é no painel “Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC): uma aliança de atores para a ação climática”, promovido pela Under2 e instituto Ethos, no Espaço Undesa.

Já na quinta-feira (12), o compromisso é em uma exposição na mesa “Conferência Brasileira de Mudança do Clima: lições aprendidas e os próximos passos”, às 15 horas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário