GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 4 de janeiro de 2020

IRÃ E OS MILITARES

O tamanho do poderio militar iraniano

Qual o tamanho do poderio militar do Irã?  Estima-se que exista 523 mil iranianos ativos em uma série de funções militares, de acordo com o Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, um gabinete sediado no Reino Unido.
O Irã prometeu uma retaliação depois que seu comandante militar mais poderoso foi morto em um ataque aéreo dos Estados Unidos no aeroporto de Bagdá (Iraque), na quinta-feira (2/1).
"Vingança severa aguarda" aqueles por trás do ataque ao general Qasem Soleimani, disse o líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. Neste sábado, uma multidão se reuniu em Bagdá em uma procissão fúnebre para Soleimani, antes de seu corpo retornar ao Irã.
Para Washington, Soleimani era um homem que tinha o sangue de americanos nas mãos. Mas, no Irã, ele era popular. Na prática, foi Soleimani quem liderou a reação de Teerã contra a ampla campanha de pressão e sanções impostas pelos EUA.
O que mais surpreende não é que Soleimani estivesse na mira do presidente americano, Donald Trump, mas por que os EUA decidiram atacá-lo justamente agora.
Ao explicar a decisão de matar Soleimani, o Pentágono se concentrou não apenas nas ações passadas do general, mas insistiu que se tratava de uma medida de intimidação e prevenção.

G1 - Por BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário