GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

NOVA PLACA

Placa Mercosul começa a ser adotada em Pernambuco

Carro com placa MercosulFoto: Paulo Maciel/Detran-PE


Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), as novas placas serão exigidas em situações específicas

Veículos emplacados em Pernambuco passam a contar com a nova placa padrão Mercosul a partir da próxima sexta-feira (31). As empresas credenciadas começarão a comercializar na segunda-feira (3).

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), as novas placas serão exigidas em situações específicas, como primeiro emplacamento, roubo, furto, extravio ou dano, mudança de categoria, segunda placa traseira (a exemplo de reboque), mudança de UF ou município. O dono do veículo, de maneira voluntária, também poderá realizar a troca da placa (placa cinza) para a nova.

A medida segue determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Resolução nº 780, de junho de 2019, que determinou que, até o final deste mês, todas as unidades da federação adotem o sistema.
A nova placa é revestida em seu anverso de película retroreflexiva na cor branca, com uma faixa azul na margem superior, contendo ao lado esquerdo o logotipo do Mercosul e a bandeira do Brasil ao lado direito, e ao centro o nome Brasil. Apresentam quatro letras e três números, sequência de identificação diferente do modelo atual, possibilitando um maior número de combinações e de possibilidades de placas.



Para cumprir as exigências e implantar o novo modelo de placas, o Detran-PE publicou, em 20 de janeiro deste ano, a Portaria DP 296, com a regulamentação do cadastramento, credenciamento e atuação de empresas estampadoras para realizar a confecção de placas de identificação veicular em Pernambuco. A implantação das novas placas segue com base na resolução do Contran, com todas as alterações previstas.

A segurança é citada como um dos principais benefícios do novo modelo, uma vez que as placas possuem QR Code com gravação a laser, efeitos visuais e número de série criptografado, além de outros itens de segurança, que dificultam a clonagem.

O novo sistema amplia o número de combinações de placas, passando dos pouco mais de 175 milhões de possibilidades da placa com três letras e quatro números para 456 milhões de possibilidades, a partir da adoção da quarta letra no instrumento.



Por: Portal FolhaPE


Nenhum comentário:

Postar um comentário