GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

PETROLEIROS EM GREVE

Petroleiros entram em greve por tempo indeterminado

Refinaria Abreu e LimaFoto: Foto: Divulgação/Petrobras



Grevistas alegam falta de diálogo e aviso prévio com a categoria

O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Petróleo dos Estados de Pernambuco e Paraíba (Sindipetro-PE/PB) irá decretar greve por tempo indeterminado nas bases do Sistema Petrobrás de ambos os estados. Marcada para iniciar na noite de sábado (1º), está em pauta a defesa dos empregos e as demissões em massa executadas pela empresa. A decisão foi tomada durante assembléia realizada entre os dias 20 e 28 de janeiro.

Liderados pela Federação Única dos Petroleiros (FUP), os paraibanos e pernambucanos se unem ao movimento grevista nacional, em resposta ao fechamento da Araucária Nitrogenados S/A (ANSA), localizada no Polo Araucária (PR), que causou a demissão de 1.000 trabalhadores, diretos e terceirizados.


Reinvidicações

Junto ao sindicato, os trabalhadores promovem piquetes desde o início do sábado (25) nas portarias da Refinaria Abreu e Lima e Transpetro, localizados no Porto de Suape.

O movimento grevista exige o cumprimento da cláusula 26 do Acordo Coletivo de Trabalho da Araucária Nitrogenados (FAFEN-PR), cujo prevê que “a companhia não promoverá despedida coletiva ou plúrima, motivada ou imotivada, nem rotatividade de pessoal (turnover), sem prévia discussão com o Sindicato”. Além disso, exigem que os fóruns de negociação, instituídos pelo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) de 2019, sejam respeitados. Os fóruns objetivam garantir que medidas tomadas unilateralmente pela Petrobrás sejam suspensas.

A Ansa, empresa subsidiária do Sistema Petrobrás, teve fechamento anunciado no último dia 13. Grevistas alegam que não houve diálogo ou aviso prévio aos funcionários ou entidades sindicais que os representam.



Por: João Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário