GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 18 de janeiro de 2020

URGÊNCIA OFTALMOLÓGICA

UPA do Ibura agora conta com atendimento de urgência oftalmológica

Upa do Ibura com unidade de atendimento oftalmológico.Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco


A partir desta sexta-feira (17), uma unidade de atendimento de urgência oftalmológica com atendimento 24 horas, 7 dias por semana

UPA do Ibura, na Zona Sul do Recife, recebe, a partir desta sexta-feira (17), uma unidade de atendimento de urgência oftalmológica com atendimento 24 horas, 7 dias por semana. Com o intuito de descentralizar o atendimento oftalmológico gratuito no Recife, o serviço de atendimento de urgência oftalmológica contará com dois oftalmologistas de plantão e terá capacidade para realizar até 144 atendimentos por dia, o equivalente a mais de quatro mil por mês.

Com o investimento de aproximadamente R$2,8 milhões, a unidade passa a atender pacientes com problemas oculares como conjuntivite, traumas, lesões agudas, infecções e outros tipos de acidentes.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), espera-se que 95% dos pacientes que derem entrada na UPA tenham seus problemas resolvidos na unidade; dessa forma, apenas 5% precisarão de transferência para outras emergências.


Casos que requerem internações ou procedimentos cirúrgicos devem ser feitos em outras unidades, como a Fundação Altino Ventura (FAV), o Serviço Oftalmológico de Pernambuco (Seope) e o Instituto de Olhos do Recife (IOR). A nova emergência também não realizará prescrições de óculos, serviço que continuarão sendo realizados em serviços ambulatoriais.

A UPA do Ibura é a primeira a contar com a urgência oftalmológica, no entanto, a SES prevê que mais dois serviços do tipo sejam inaugurados no primeiro semestre de 2020. Segundo o secretário de saúde André Longo, a UPA de Paulista será a próxima a ser contemplada com a emergência.

“O objetivo é completar essa primeira etapa da descentralização das unidades que oferecem serviços oftalmológicos ainda no primeiro semestre. Essa nova unidade conta com estrutura para atender todas os tipos de urgências oftalmológicas, exceto as que requerem procedimento cirúrgico”, afirmou Longo.

“A ideia é que a UPA do Ibura seja uma referência para os moradores da Zona Sul, assim como a de Paulista virá a ser uma referência para quem mora na Zona Norte da Região Metropolitana do Recife”, completou o secretario.

Enquanto não é concluído, o projeto de descentralização faz com que pacientes como o eletricista Antônio Carlos da Silva, 43, sejam obrigados a percorrer distâncias consideráveis para conseguir o atendimento emergencial. Antônio foi um dos primeiros a ser atendido na nova emergência, mas foi obrigado a sair de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, para buscar atendimento após sentir complicações nos olhos.

“Estava no trabalho e senti um incômodo que pensei que fosse conjuntivite; só que a situação piorou e fui até a Fundação Altino Ventura, na Ipatinga, ainda na quinta-feira. Lá me disseram que só estavam atendendo em regime ambulatorial e me encaminharam para o Ibura”, contou o eletricista. “Infelizmente estou perdendo mais um dia de trabalho por causa de uma questão que pudesse ser resolvida com maior facilidade se tivesse um atendimento mais próximo de onde moro”, completou.

O caso de Antônio é semelhante ao de Wellington José, 43. Morador de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, Wellington teve que percorrer mais de 25 quilômetros para conseguir o atendimento. “Passei mal por volta da meia noite e procurei o Altino Ventura, onde fui encaminhado para o Ibura, que para mim é muito longe. A justificativa dada por eles era de que só estavam sendo atendidas crianças e idosos”, reclamou.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário