GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

VACINAÇÃO EM ALDEIA

Moradores e funcionários de condomínio em Aldeia serão vacinados contra febre amarela

Vacina da febre amarelaFoto: Tomaz Silva/Agência Brasil


Medida preventiva, divulgada após reunião realizada nesta quarta-feira (8), foi tomada após 14 saguis serem encontrados mortos

A partir deste sábado (11), os moradores e funcionários do Condomínio Alvorada, em Aldeia, Camaragibe, começarão a ser vacinados contra febre amarela. A vacinação é preventiva e foi antecipada para o condomínio, já que no local foram encontrados 14 saguis mortos ainda com a causa sendo investigada.

A informação foi divulgada pela prefeitura após reunião realizada, nesta quarta-feira (8), com as equipes do Programa Nacional de Imunização (PNI) Municipal e Estadual, diretorias de vigilância em saúde, diretoria do condomínio e os funcionários do mesmo.

De acordo com a coordenadora municipal de imunização, Maria José Neves, a partir da próxima segunda (13) a imunização começará a ser direcionada aos demais moradores de Camaragibe. "Vamos antecipar o início da vacinação de febre amarela que só ocorreria em março. Todos vão precisar se vacinar, crianças e adultos. Como houve esse evento (as mortes dos saguis) as Secretarias de Saúde municipal e estadual resolveram antecipar agora para janeiro", disse a coordenadora.Ainda segundo Maria José Neves, os agentes de saúde irão nas casas que fazem as visitas semanalmente e informarão quais unidades de saúde estão fazendo a vacinação.


Pessoas de seis meses a 59 anos poderão ser imunizadas contra febre amarela. Quem já foi vacinado não precisa repetir a dose, segundo a coordenadora de imunização. "Nesse primeiro momento não precisa as pessoas saírem correndo para se vacinar. Não é motivo para pânico, pois não temos o vírus circulante no município, nem no Estado. Mas é melhor prevenir do que remediar, por isso resolvemos antecipar essa vacinação", disse.

Maria José Neves destacou ainda que o resultado do laudo da causa da morte dos animais sairá no final do mês. "Existem várias causas que podem ocorrer, como herpes. A única coisa que podemos fazer é prevenir com a vacina", acrescentou. Atualmente, o município tem 2,5 mil doses.

Na reunião realizada nesta quarta, foram feitos informativos sobre como proceder com os animais encontrados, as principais doenças que os afetam, como é feita a coleta dos animais doentes e/ou mortos e o que é feito com os que são recolhidos; além de explicar as formas de prevenção de doenças em seres humanos e como realizar o controle de doenças transmitidas por animais. "A Prefeitura de Camaragibe pede que, caso algum munícipe venha a encontrar um animal morto ou doente, ele não toque e não tente pegar, visto que o mesmo pode estar com raiva e transmitir a doença. Nesses casos, deve-se procurar o poder municipal, através do número 3458-0723, e acionar os responsáveis", disse o município em nota.

Capacitação
A Secretaria Estadual de Saúde informou, em nota, que na última segunda-feira (6) treinou equipes da brigada ambiental, vigilância ambiental e Secretaria de Meio Ambiente de Camaragibe sobre a importância de notificar a ocorrência de morte de primatas não humanos e os cuidados ao encontrar esses animais. O Programa de Arboviroses também fará palestras educativas com os moradores e funcionários do condomínio.

Por fim, a SES-PE informa que não registra casos autóctones de febre amarela em Pernambuco desde 1938. Ou seja, não há a circulação do vírus da doença no Estado desde então. Destaca-se também que os macacos não transmitem a doença para os humanos, sendo vítimas também do vírus. Importante lembrar, ainda, que Pernambuco realiza, desde 2017, a vigilância em epizootia para monitorar a mortalidade de primatas não humanos. Desde então, não há nenhum óbito relacionado à febre amarela desses animais no Estado.


FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário