GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 15 de fevereiro de 2020

AGRONEGÓCIO

Ministra da Agricultura diz que UE faz campanha contra o Brasil

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados


Tereza Cristina disse que União Europeia quer evitar expansão do agronegócio brasileiro. No auge da crise na Amazônia, bloco europeu criticou aumento do desmatamento na Amazônia e ameaçou suspender acordo com Mercosul.A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, acusou ontem a União Europeia (UE) de fazer uma "campanha clara" contra o Brasil devido ao potencial de expansão dos produtos agropecuários brasileiros nos mercados globais.
"Eles estão nos olhando com lupa, mas é protecionismo. Temos que ter todo o cuidado para que eles não achem motivo para punir o Brasil", disse a ministra em Brasília, durante um evento que reuniu exportadores. "Existe uma campanha clara contra o Brasil por causa do nosso tamanho e das nossas possibilidades de expandir", acrescentou.
A declaração foi feita em relação às críticas que país recebeu de muitos governos e empresas europeias no ano passado devido ao aumento dos incêndios na Amazônia. O recente aumento no desmatamento da região foi atribuído por ambientalistas às políticas do governo de Jair Bolsonaro, que cortou recursos para proteção do meio ambiente e pretende autorizar a exploração econômica de terras indígenas.
A recente aceleração da devastação fez com que os governos de Alemanha e Noruega suspendessem repasses de verba ao Brasil para financiar projetos de desenvolvimento sustentável.
Devido ao desmatamento e às queimadas na região, Bolsonaro se tornou alvo de pesadas críticas de políticos europeus, que ameaçaram suspender o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Alguns políticos alemães chegaram a pedir sanções ao Brasil em razão da maneira como o governo Bolsonaro lida com o meio ambiente. A Finlândia propôs ainda a suspensão geral da importação de carne bovina brasileira.
Durante o evento, a ministra disse que o Brasil era a "maior potência agroambiental do mundo" e que uma das principais características do agronegócio era "a sustentabilidade".

Por Deutsche Welle

Nenhum comentário:

Postar um comentário