GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

CARNAVAL 2020

Metrô do Recife terá operação especial no dia do Galo da Madrugada

Estação RecifeFoto: Giovanna Carneiro / Folha de Pernambuco


As estações das Linha Sul e Centro terão operações especiais, e uma central de segurança será montada na Estação Recife

Metrô do Recife vai funcionar em operação especial neste sábado (22), dia do Galo da Madrugada, para atender os foliões que utilizarão o transporte para chegar ao bloco, no Centro da capital pernambucana. Além da intensificação do fluxo de trens, o metrô contará com um esquema especial de segurança para resolver eventuais problemas e garantir a segurança dos usuários.

As estações Recife, Joana Bezerra e Afogados, da Linha Centro, funcionarão normalmente das 5h às 23h, enquanto as demais estações operarão apenas para desembarque entre 14h e 20h. Nessas estações, o fluxo de trens terá um intervalo de 5 minutos e 40 segundos.


As estações Recife, Joana Bezerra e Largo da Paz, no sentido Linha Sul, também ficarão abertas das 5h às 23h. As demais estações da Linha Sul funcionarão apenas para desembarque entre 14h e 20h. O tempo de intervalo dos trens na Linha Sul será de 7 minutos e 30 segundos.

A Linha VLT funcionará normalmente das 5h às 20h, exceto no intervalo entre as 14h e 20h, quando operará apenas para desembarque.

A fim de conter falhas na operação do metrô, durante todo o sábado (22), os maquinistas andarão acompanhados de um empregado da equipe técnica, supervisores de trens, engenheiros ou técnicos em manutenção, que estarão de prontidão para corrigir qualquer eventualidade o mais rápido possível.

Nas estações Recife, Joana Bezerra, Afogados e Prazeres, que têm um fluxo muito grande, serão disponibilizados bilhetes de papel que poderão ser comprados no dia do Galo da Madrugada e utilizados em urnas que serão instaladas nas estações. O Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) também poderá ser utilizado normalmente.

“A gente sabe que qualquer atraso pode causar um transtorno generalizado no metrô. Por isso, nós vamos realizar um acompanhamento direto. Além do nosso monitoramento via câmeras, teremos técnicos em todo o sistema que estarão de prontidão para resolver os problemas”, afirmou Salvino Gomes, gerente de comunicação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

O tenente coronel João Barros, coordenador do Grupo de Tralho Carnaval da Secretaria de Defesa Social, afirmou que, caso haja problemas nas operações do metrô, o consórcio de transporte metropolitano do Grande Recife estará preparado para atender os foliões. “Eles (consórcio de transporte metropolitano) fizeram um planejamento de contingência em caso de pane no metrô. Os ônibus estarão de prontidão e serão direcionados para pontos específicos como o Cais Santa Rita, Estação Joana Bezerra e Derby. Nossa orientação é de que os usuários se dirijam a esses locais em caso de paralisação do metrô”, disse.

Segurança no MetrôDurante o Galo da Madrugada, a Estação Recife vai contar com o Juizado do Folião, uma força-tarefa composta por integrantes de diversas entidades, entre elas Secretaria de Defesa Social (SDS), Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Instituto Médico Legal (IML). A ação montada pela CBTU tem por objetivo conter eventuais problemas e punir pequenos delitos que forem cometidos no metrô e durante o percurso do bloco.

“O judiciário estadual irá agir de duas formas. Em caso de delitos graves, a pessoa será encaminhada para uma audiência de custódia no Fórum Joana Bezerra. Já os delitos leves, como desacato à autoridade e lesão corporal, serão atendidos na Estação Recife ou no Fórum Thomaz de Aquino”, informou o juiz Flávio Fontes. Ainda de acordo com o juiz, o judiciário funcionará das 13h às 21h no sábado (22).

Segundo o tenente coronel Erick Aprígio, chefe de Planejamento Operacional do Corpo de Bombeiros, o Galo da Madrugada contará com cerca de 1,5 mil profissionais para atender casos de emergência, 23 ambulâncias e 10 postos médicos, que estarão distribuídos durante todo o percurso do bloco. Além disso, uma equipe com cerca de 3 mil policiais militares estarão nas ruas.


Por: Giovanna Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário