GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

CARNAVAL 2020

Prefeitura do Recife reforça serviços e assistência a foliões no Carnaval

Coletiva aconteceu na tarde desta terça-feiraFoto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco


Os detalhes foram divulgados durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira

Mais de um milhão de foliões, entre turistas e recifenses, são esperados diariamente durante o Carnaval na Capital pernambucana, segundo a secretária de Turismo, Esportes e Lazer, Ana Paula Vilaça. Para reforçar os serviços e assistência a quem estiver curtindo a folia de Momo no município, cerca de seis mil pessoas estão envolvidas diretamente na organização da festa. Os detalhes foram divulgados durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (11).

Preocupação de muitos, o coronavírus está no foco das ações da Secretaria de Saúde. Durante o Carnaval a atenção será redobrada por causa do grande fluxo de turistas no Recife, que podem trazer vírus típicos das cidades onde moram e que comumente não circulam na Capital pernambucana. Além de capacitar os profissionais da atenção básica, média e alta complexidade, estão sendo produzidos banners, cartazes e folders para os serviços de saúde e população em geral, incluindo informativos para viajantes em português, inglês, espanhol e mandarim.


Segundo a diretora executiva de vigilância à saúde do Recife, Joanna Freire, mais de três mil profissionais estarão envolvidos na força-tarefa do Carnaval desde as ações de prevenção e promoção à saúde até as ações de assistência propriamente dita ao folião que venha brincar na nossa cidade. "No Recife não tem a circulação do coronavírus. Não temos sequer um caso suspeito. O Brasil não confirmou nenhum caso. Há apenas suspeitas. Queremos tranquilizar a população garantido que a rede está preparada para receber um possível caso que venha a chegar".

Durante a festa, serão distribuídos 800 mil preservativos masculinos, 15 mil femininos e 15 mil unidades de gel lubrificante, além de material educativo. A população poderá realizar testagens para HIV, sífilis e hepatites B e C nos polos da praça do Arsenal e do Ibura, das 18h a 0h. A estimativa é testar 100 foliões por noite em cada polo. Os resultados serão emitidos em 30 minutos e entregues aos usuários individualmente, mediante aconselhamento por profissional capacitado.

Estacionamento
Para facilitar o acesso a quem chega ao bairro do Recife, principal foco de folia na Capital, a Prefeitura do Recife abrirá os dois estacionamentos do edifício-sede. Além disso, fará parcerias para que o Tribunal Regional do Trabalho e o Tribunal Regional Federal também disponibilizem seus estacionamentos. No total, estes espaços devem atender cerca de 15 mil veículos e bicicletas. Na sexta (21), os espaços funcionarão das 16h às 2h. Do sábado (22) à terça-feira (25), das 12h às 4.

Destes locais sairão vans a cada 10 minutos para levar os foliões até a Central do Carnaval. Os pontos de embarque e desembarque das vans são o posto de combustíveis em frente à Prefeitura e a Central do Carnaval, localizada próximo a Praça do Arsenal. Os carros que ficarem nos estacionamentos até depois das 4h correm o risco de ser rebocados. Tanto no estacionamento da Prefeitura, como no TRT e TRF haverá orientadores informando a melhor forma de chegar aos pontos de folia.

Central do Carnaval
Espaço já conhecido por quem frequenta o Carnaval no Recife Antigo, a Central do Carnaval estará montada na Rua do Observatório, próximo à Praça do Arsenal. Na Central do Carnaval, que também agrega um espaço de alimentação, o brincante vai encontrar informações turísticas, serviços de saúde, direitos humanos, atendimento ao consumidor, assistência à mulher e muito mais. A Central do Carnaval estará aberta durante a semana pré, já nos dias 19 e 20 de fevereiro, das 16h às 22h. Nos dias oficiais da festa, entre 21 e 25 de fevereiro, o horário será ampliado, sendo das 16h às 2h. Haverá ainda um fraldário que dará suporte às famílias, que funcionará das 13h às 23h.

A Arena Gastronômica, espaço montado em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), contará com 12 estabelecimentos com os mais variados cardápios. O espaço de alimentação será mobiliado em pallets, com mesas, cadeiras e bancos feitos de madeira reflorestada. Também vai ter coleta seletiva e reciclagem de óleo, uma ação de sucesso realizada nos anos anteriores que é feita em parceria com a ASA. No ano passado, foram coletados 110 litros de óleo de fritura. Os cardápios vão ser acessíveis, com informações em braile, inglês e espanhol.

Sustentabilidade
Mantendo o foco na sustentabilidade, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) montou a campanha Bora Reciclar. Um Ecoponto fixo de coleta seletiva será mantido para atender os polos do Recife Antigo. Ele servirá como ponto de cadastramento e apoio para cerca de 100 catadores das cooperativas que já atuam em parceria com a Emlurb, além de outros 300 que deverão se cadastrar para o trabalho avulso durante a festa.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário