GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 16 de fevereiro de 2020

CARNAVAL E FUTEBOL

TIMBU COROADO


Um sábado em 30!

Evidente que a postagem não é uma crônica a este clássico do teatro pernambucano, peça escrita por Luiz Marinho, que ficou em cartaz por mais de três décadas. Contudo, o titulo da peça é a melhor definição encontrada para este sábado (15/02/2020), que será lembrado como um dos dias mais alegres da temporada.
É frevo meu bem!
Bradou o folião para lembrar que, aqui no Recife, há muito tempo que não se espera o Sábado de Zé Pereira para cair na folia. A farra começa bem antes, e as prévias tomam conta dos quatro cantos da cidade. A agenda privilegia todas as faixas de idade, e todas as classes sociais. Uma festa democrática, seguindo os preceitos de Momo.
No Cordeiro, a turma do Cabeça de Touro mostrou que naquele cordão sempre cabe mais um. Do outro lado do rio, na Jaqueira, a turma se esbaldou no Segurando o Talo. Rembrandt Júnior (Rede Globo) e Pedro Luiz (Rádio Clube), optaram pelo Bloco do Oiti, no Espinheiro. Mas a grande atração foi, sem dúvida, a prévia do Timbu Coroado.
O bloco alvirrubro desfila no domingo carnaval há mais de 80 anos. Faz parte da tradição cultural daquele pedaço do Recife. Sucesso absoluto! Mas neste sábado, em especial, teve uma prévia no Estádio dos Aflitos. E o atacante Erick mostrou que é possível misturar futebol com carnaval. Passista de primeira, o moicano descolorido impôs um ritmo alucinante ao jogo. Seus marcadores não aguentaram o rojão e ficaram foram do compasso. Enquanto isso, o maestro, Jean Carlos, regia a orquestra vermelha e branca. Parecia até uma homenagem ao saudoso maestro, Nelson Ferreira, autor do frevo Timbu Coroado.
A prévia era fechada, mas depois de 90 minutos, com as apresentações primorosas de Erick e Jean Carlos, a torcida alvirrubra tinha dois bons motivos para ganhar as ruas do bairro frevando. Afinal, vencer um clássico com o arquirival Sport (2x0), só em sábados especiais. E o cordão vermelho e branco saiu pela rua da Angustura fazendo o passo na alegria do Timbu Coroado.
O alvirrubro, folião raiz, como o mestre Lenivaldo Aragão, já tomou muitos banhos na casa do saudoso, Jaime da Galinha, onde o Timbu Coroado fazia um pit stop obrigatório para a turma tomar um banho e carregar as baterias com batida de maracujá.
"Desde cedinho que está acordado
É  o Timbu, é o Timbu Coroado..."
A tradição segue sob a batuta do maestro Jean Carlos. 

CLAUDEMIR GOMES

Nenhum comentário:

Postar um comentário