GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 2 de fevereiro de 2020

PRAGA NO LITORAL

Espécie de coral vira praga no litoral de Pernambuco

Coral-sol prjudica espécies nativas, segundo os biólogos — Foto: Reprodução/TV Globo
Pesquisadores tentam encontrar um meio de evitar que o coral-sol, originário dos oceanos Índico e Pacífico, prejudique ainda mais as outras espécies.

Pesquisadores estão tentando descobrir a origem de uma praga que está afetando a biodiversidade marinha no litoral de Pernambuco. Em um navio que foi afundado para servir de recife artificial, eles identificaram a presença do coral-sol, uma espécie “invasora”, que prejudica os animais locais
O coral-sol tem uma beleza que engana. São cores fortes, que vão do laranja ao amarelo. A espécie foi encontrada, pela primeira vez em Pernambuco em janeiro deste ano. As equipes do Projeto Conservação Recifal, que monitora recifes de coral no Nordeste, fizeram imagens.
De acordo com os biólogos, as taxas de crescimento do coral-sol são maiores do que as das espécies nativas. “Ele cresce mais rápido e acaba sufocando as outras espécies. Cresce por cima e sufoca esponjas, algas e corais daqui. O ecossistema fica com uma única espécie”, afirma o biólogo Pedro Pereira.
A praga, segundo os biólogos, está presente no navio Virgo, um rebocador afundado de propósito em 2017, a cinco quilômetros da costa recifense, a uma profundidade de 25 metros.
Os biólogos apontam que o coral-sol é originário dos oceanos Índico e Pacífico. Para os pesquisadores, ele veio parar aqui, por meio de transporte de plataforma de petróleo e também pela água de lastro, usada pelos navios para equilibrar o peso durante as navegações.
Isso aconteceu nas décadas de 80 e 90. E hoje já registros do invasor em mais de sete estados e 20 unidades de conservação no país, de acordo com pesquisas.
O grupo de biólogos coletou uma amostra para análise genética para saber como atuar e impedir o avanço da espécie exótica.
“A gente precisa saber de onde ele veio para, a partir daí, saber como agir e impedir novas invasões, Tem outros estados que ainda não estão sofrendo com isso”, declarou o professor de zoologia da Universidade federal Rural de Pernambuco Ralf Cordeiro.
Os biólogos também estão preocupados com o possível avanço do coral-sol para uma área de proteção que fica em Tamandaré, no Litoral Sul pernambucano. A Costa dos Corais é considerada a maior unidade de conservação costeira marinha do Brasil.
“Tememos que e espécie chegue a uma área que foi criada para proteger a diversidade”, afirmou Antônio Pontes, estudante de oceanografia.

Por Luna Markman, TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário