GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 15 de fevereiro de 2020

SPORT - TREINADORES

Após demissão de Guto Ferreira, Sport terá 12ª temporada seguida com mais de um treinador

Nelsinho Baptista ficou 17 meses em sua 1ª passagem no Sport (Foto: Edvaldo Rodrigues/DP)


Última vez que um treinador começou e terminou um ano na Ilha do Retiro foi em 2008, quando Nelsinho Baptista foi campeão estadual e do Brasil


Pelo quinto ano seguido, a esperança rubro-negra de começar e terminar o ano com o mesmo treinador acaba ainda no primeiro semestre. Com a demissão de Guto Ferreira com apenas 26 dias de temporada, o Leão terá a 12ª temporada consecutiva com troca de comando no decorrer do ano. Com demissões constantes, o Sport já vai para seu 24º treinador efetivo desde a saída de Nelsinho Baptista, que, em 2008, foi o último a sobreviver por todo o ano.

Recém-saído do comando técnico rubro-negro, Guto Ferreira teve sua história no Sport finalizada a exatamente uma semana de completar um ano. Contratado em 20 de fevereiro para substituir Milton Cruz após uma breve passagem de apenas sete jogos do antecessor, Guto levou o time ao título estadual e ao vice-campeonato da Série B, mas não resistiu à eliminação precoce da Copa do Brasil, em quadro similar ao do seu antecessor.

Voltando no tempo, o último treinador a romper a barreira de um ano no comando do Sport foi Eduardo Baptista, que assumiu o clube ainda no início da temporada 2014, após a demissão de Geninho, e conduziu o time aos títulos estadual e do Nordeste. No ano seguinte, ele esteve à frente do Leão em grande parte da campanha do Brasileiro de 2015, a melhor do clube na história dos pontos corridos. Eduardo deixou a equipe em setembro de 2016, após receber proposta do Fluminense. Seu substituto foi Paulo Roberto Falcão.

O último treinador que conseguiu sobreviver do início até o final da temporada na Ilha do Retiro foi Nelsinho Baptista, pai de Eduardo. Também substituto de Geninho, Nelsinho assumiu o Sport após deixar o Corinthians, onde foi rebaixado para a Série B. No Leão, o treinador levou o time ao título pernambucano e à inédita conquista na Copa do Brasil. No ano seguinte, ele conseguiu o bicampeonato estadual e saiu da equipe após a eliminação nas oitavas de final da Copa Libertadores, em maio. Ainda naquele ano, o clube foi comandado por Emerson Leão, Péricles Chamusca e Levi Gomes.

Quem foram os treinadores do Leão desde então? 

2020
Guto Ferreira

2019
Milton Cruz
Guto Ferreira
 
2018
Nelsinho Baptista 
Claudinei Oliveira 
Eduardo Baptista  
Milton Mendes 
 
2017
Daniel Paulista (efetivado)
Ney Franco 
Daniel Paulista*  
V. Luxemburgo  
Daniel Paulista*   
  
2016
Paulo Roberto Falcão 
Thiago Gomes* 
Oswaldo de Oliveira 
Daniel Paulista*
 
2015
Eduardo Baptista
Daniel Paulista*
Paulo Roberto Falcão
 
2014
Geninho
Eduardo Baptista (efetivado) 
 
2013
Vadão 
Gustavo Bueno* 
Sérgio Guedes 
Marcelo Martelotte
Neco*
Geninho
 
2012
Mazola Júnior 
Gustavo Bueno* 
Vágner Mancini 
Gustavo Bueno* 
Waldemar Lemos
Gustavo Bueno* 
Sérgio Guedes 
Gustavo Bueno* 
 
2011 
Geninho
Hélio dos Anjos  
Mazola Júnior* 
PC Gusmão 
Mazola Júnior 
 
2010 
Givanildo Oliveira
Levi Gomes*  
Toninho Cerezo 
Geninho 
 
2009
Nelsinho Baptista 
Levi Gomes*
Emerson Leão 
Péricles Chamusca 
Levi Gomes*
 
2008
Nelsinho Baptista  
 
*Técnicos Interinos

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário