GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

VERBA PARA O TRANSPORTE

Transporte público da RMR receberá R$ 250 milhões para melhorias

Rua do Príncipe, Centro do RecifeFoto: Lidiane Mota/Folha de Pernambuco


Entre as ações previstas, instalação de wi-fi em veículos e terminais e o fim da caducidade dos créditos do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM)

Um mês após a decisão do governador Paulo Câmara de não aplicar reajuste no valor da passagem este ano, o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, anunciou que o Governo vai investir R$ 250 milhões no transporte público pelos próximos três anos.

Entre as ações de melhoria previstas, estão incentivo à implantação de faixas exclusivas de ônibus, instalação de wi-fi em veículos e terminais, fim da caducidade dos créditos do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) e requalificação de 20 estações de BRT e seis terminais integrados.


O anúncio foi feito nesta segunda-feira (10) após reunião extraordinária do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-PE), no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. O encontro contou com a participação de representantes do Governo do Estado e das prefeituras da Capital e de Olinda, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Sindicatos dos Rodoviários e do Transporte Complementar, além de entidades de usuários de ônibus, idosos e pessoas com deficiência.

Segundo o secretário Marcelo Bruto, o investimento virá de recursos do próprio Governo. Para ele, o desafio é melhorar qualidade do serviço para atrair novos passageiros ao transporte público, que, nos últimos sete anos, registrou uma perda de 30% do número de passageiros pagantes. "Com desemprego e uma recuperação [da economia] lenta, metrô aumentando, entendemos que não era o momento de aumentar esse financiamento via usuário. O Estado vai fazer um sacrifício maior este ano para tentar avançar em alguns temas estratégicos", avalia.

As ações serão divididas em três eixos: Acesso ao Sistema, Segurança e Conforto e Tempo de Deslocamento. As melhorias incluem o VEM Idoso, lançado em janeiro, e o envio à Alepe, até a próxima semana, de um projeto de lei para extinguir a caducidade dos créditos do cartão, que hoje têm um prazo de 180 dias para serem usados. Além disso, planeja-se ampliar a integração temporal em sete terminais e reforçar o policiamento e a instalação de câmeras. “Não vamos dizer quais terminais e as datas porque é uma ação planejada com os órgãos de segurança”, disse o gestor.

Outra novidade é a adoção da Nina, plataforma que registra denúncias de assédio contra mulheres no transporte público e que será integrada ao aplicativo do Grande Recife Consórcio de Transporte. A partir de abril, serão feitas reformas nos terminais de Joana Bezerra, Macaxeira, Pelópidas Silveira, PE-15, Camaragibe e Xambá, além da requalificação de 20 estações de BRT. “Infraestrutura de banheiros, de pavimento, sinalização”, informou.

Ainda de acordo com o secretário Marcelo Bruto, as faixas exclusivas de ônibus, como a que será implantada entre a Imbiribeira, no Recife, e Jaboatão, serão geridas de forma integrada por meio de uma câmara permanente formada pelas prefeituras da Região Metropolitana. “O grande desafio é ter estudo e as ações de sinalização. O Estado vai entrar não só nessa coordenação como apoiar com recursos para incentivar os municípios”, afirmou.


Por: Artur Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário