GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 29 de março de 2020

CORONAVÍRUS

OMS rebate e diz que não é momento de declarar pandemia
Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante entrevista coletiva em Genebra


A Organização Mundial da Saúde (OMS) insiste que não existe motivo para que o coronavírus seja declarado uma pandemia, principalmente na América Latina onde os casos são limitados. Mas a entidade alerta que todos precisam preparar planos em caso de uma transmissão maior entre a população. Nesta terça-feira, o jornal Folha de S.Paulo revelou como uma parcela do governo brasileiro estaria irritada com o comportamento da OMS diante de sua demora em declarar a pandemia.

Questionado pela coluna, a direção da agência de saúde rebateu as críticas. "Se vamos levantar a bandeira branca com apenas um ou dois casos, temos um sério problema", criticou Michael Ryan, diretor-executivo do programa de emergências da OMS. Na declaração de uma pandemia, a estratégia de conter e isolar casos seria trocada por um plano de mitigar o impacto na sociedade. Na prática, a medida seria um reconhecimento de fracasso do plano usado até agora

Segundo ele, existem países que estão "se sacrificando" para conter a doença e o mundo deve usar o tempo para se preparar. Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, tampouco aceitou a ideia de uma declaração de pandemia, pelo menos por enquanto. "Por qual motivo levantar a bandeira branca se ainda podemos conter?", questionou. "É irracional. Não há motivo para se entregar", insistiu. A entidade insiste que a proliferação em grande escala estava sendo registrada apenas em cidades chinesas, com casos fora do país asiático ainda podendo ser contidos. Isso, em termos técnicos, não representaria uma pandemia e, portanto, a entidade resistiria em passar para um nível superior de alerta. 


Jamil Chade
Colunista do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário