GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 29 de março de 2020

CORONAVÍRUS

Hospital Dom Helder deve abrir 20 novos leitos de UTI na próxima semana

Hospital Dom Helder CâmaraFoto: Divulgação


Um andar da unidade será destinado para o tratamento de pacientes da Covid-19, com leitos de UTI e enfermaria

Estimando um aumento significativo de casos da Covid-19 durante todo o mês de abril, o Governo de Pernambuco corre contra o tempo para habilitar o maior número possível de leitos, sobretudo de terapia intensiva, para receber pacientes com a doença.

O secretário de Saúde do Estado, André Longo, disse que espera inaugurar 20 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, já na próxima semana. Segundo ele, um andar da unidade está reservado apenas para o tratamento de pacientes com o novo coronavírus. Serão 56 leitos, 30 deles de UTI.

Os equipamentos que vão habilitar esses leitos são oriundos do Ministério de Saúde, que inicialmente anunciou a distribuição de kits para equipar mil leitos de UTI no País e, posteriormente, aumentou essa previsão para dois mil.


“Pernambuco está previsto para receber nove kits de dez leitos (totalizando equipamentos para 90 leitos). Até agora não recebemos nenhum. Há uma pressão no grupo dos secretários estaduais de saúde e a previsão é que dois desses kits, ou seja, 20 leitos, sejam despachados por via aérea na próxima segunda-feira (30)”, detalhou Longo.

O secretário de Saúde do Estado disse ainda que o Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru já recebeu 20 novos leitos. "Vamos expandir a capacidade em Caruaru, que tinha 78 leitos de UTI, e colocar essa região com uma capacidade de resposta maior para a pandemia.”

A previsão do Estado é conseguir abrir um total de 400 novos leitos de UTI, na Capital e no Interior. Dessa meta, 88 já estão em atividade. No Recife, receberam incremento o Hospital Correia Picanço (Tamarineira), o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Santo Amaro) e o Imip (Coelhos), além do Hospital da Mulher (Curado), em parceria com a Prefeitura do Recife. Foram abertos leitos ainda nos hospitais Ruy de Barros Correia (Arcoverde), Emilia Câmara (Afogados da Ingazeira), Dom Malan (Petrolina) e Dom Moura (Garanhuns).

“Pernambuco, antes de entrar nesse enfrentamento, tinha 1.018 leitos de UTI disponíveis no SUS. Dava 1,05 leitos por dez mil habitantes, o que colocava o Estado na condição de líder do Nordeste. É certo que o impacto previsto por essa epidemia faz com que tenhamos que aumentar essa capacidade”, diz Longo.

Novos equipamentosEstão sendo habilitadas ainda duas unidades hospitalares exclusivamente para o tratamento da Covid-19 no Recife. São elas o antigo Hospital Alfa, em Boa Viagem, e o extinto Unicordis, na Agamenon Magalhães. No caso do Alfa, estão sendo feitos acabamentos no local, que estava fechado há dois anos. "São 230 leitos previstos no Alfa. A expectativa é que em 15 dias já esteja operando, mesmo que de forma parcial”, adiantou o secretário.

Já o Unicordis passa por inspeção, uma vez que foram verificados alguns problemas estruturais que podem descredenciar o local a receber os leitos. Longo, porém, garantiu que já há outro local em vista caso não haja liberação.


Por: Irce Falcão 

Nenhum comentário:

Postar um comentário