GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 25 de março de 2020

CORONAVÍRUS

Ônibus da RMR deverão circular com passageiros sentados; Governo intensifica fiscalização

Rua do Príncipe, Centro do RecifeFoto: Lidiane Mota/Folha de Pernambuco


Também está proibida a aglomeração de pessoas nos Terminais Integrados (TIs)

Em mais uma medida de combate à disseminação do novo coronavírus, o Governo de Pernambuco anunciou nesta terça-feira (24) uma portaria que determina a circulação dos ônibus do transporte público da Região Metropolitana do Recife (RMR) preferencialmente com passageiros sentados. Também está proibida a aglomeração de pessoas nos Terminais Integrados (TIs). Segundo o governo, a fiscalização será intensificada nos TIs e nos principais corredores de ônibus. A Polícia Militar de Pernambuco dará apoio à ação.

De acordo com o documento, as empresas de ônibus “deverão adotar todas as providências para evitar acúmulo de passageiros em filas”. Os usuários deverão ficar a uma distância mínima de um metro entre si. Para cumprir a determinação, as operadoras ainda deverão disponibilizar e utilizar frota de estoque nos terminais de passageiros ou nas garagens.

As filas nos TIs deverão ter no máximo 30 pessoas em linhas que operam com ônibus convencionais e 45 pessoas nas linhas que operam exclusivamente com BRT ou veículos articulados.  Na segunda-feira (23), segundo dados do Governo do Estado, a demanda do sistema foi mais de 70% abaixo dos dias convencionais.


“Desde a última semana as operadoras já estão atuando sob um plano de contingência a fim de garantir, especialmente no horário de pico, haja veículos suficientes para evitar aglomerações nas filas e nos coletivos”, argumentou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Marcelo Bruto. “Queremos reforçar a orientação aos passageiros ingressem nos veículos sentados e mantenham distância nas filas. Esse esforço depende de todos nós”, acrescentou.

A portaria extraordinária é assinada pelos secretários de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Bruto, e de Saúde, André Longo, e pelo presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Erivaldo Coutinho.


Por: Portal FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário