GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 20 de março de 2020

CORONAVÍRUS

Coletivos mais vazios nas ruas diante da recomendação de ficar em casa

Alguns passageiros usam máscaras de proteçãoFoto: Léo Malafaia/Folha de Pernambuco


Com o plano de contingenciamento, usuários e motoristas de ônibus relatam como tem sido a movimentação

Com as medidas do plano de contingenciamento estadual para conter o maior contágio pelo novo coronavírus, a movimentação no transporte coletivo diminuiu. De acordo com a Grande Recife Consórcio de Transporte, a redução foi de 37% em apenas uma semana, entre 11 e 18 deste mês. Usuários do transporte coletivo e passageiros, que não foram dispensados do trabalho, tomam as medidas de profilaxia possíveis para evitar contrair a covid-19. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) também informou que houve, em relação ao último dia 9, uma diminuição de passageiros, cerca de 30,4% na Linha Centro e 33,4% na Linha Sul.

Ainda assim, o procurador-geral do Estado, Ernani Medicis, informou ontem durante coletiva que por enquanto não há determinação quanto à restrição ao funcionamento do transporte público coletivo no território de Pernambuco e na Região Metropolitana do Recife. "Os ônibus estão funcionando normalmente, de acordo com as determinacões que foram baixadas para o reforço de higienização dos coletivos e terminais, assim como disciplinamento das filas e controle de acesso da população a esses veículos", disse. Não há restrição de quantidade de veículos em circulação, tanto no caso dos ônibus, como do transporte por aplicativo e táxis, segundo Medicis.

Trabalhadores dos setores da saúde, comércio, segurança e mobilidade são os principais usuários de ônibus neste período de restrições. A técnica de enfermagem, Edilene Fontoura, 65, toma cuidados específicos quando precisa usar o transporte coletivo. “Não faço uso de ônibus diariamente, mas, quando preciso, eu me protejo com máscara e garanto o álcool em gel, porque estou no grupo de risco”, ressaltou. Para ela, a estratégia de evitar o transporte nos horários de pico garante uma melhor segurança.


Diferentemente de Edilene, Vilma Vieira,48, prestadora de serviços, faz uso do coletivo todos os dias em horário de grande circulação. “Eu pego ônibus diariamente, às 6h da manhã e às 18h da noite. O ônibus está lotado, como sempre”. A Grande Recife informou que técnicos estão acompanhando diariamente a operação e adequando o serviço prestado de modo a evitar aglomerações nos ônibus, especialmente nos horários de pico.

Um motorista de uma linha da zona norte do Recife, que não quis se identificar, afirmou que as viagens estão sendo suspensas e a frota foi diminuída. De acordo com ele, houve também uma indicação para pegar todos os passageiros das paradas e levar onde ficar melhor, sem cobrar as passagens. “Só três ônibus estão rodando, é a mesma quantidade da frota de sábado. A diferença da escala são os horários. As saídas dos ônibus estão com um intervalo de quase 1h, podendo aumentar dependendo do momento do dia".

Ainda segundo o motorista, não se sabe como o serviço funcionará amanhã. “Não tem uma escala prevista. Hoje já está totalmente diferente de ontem e não fazemos ideia de como será amanhã", informou. O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco ( Urbana-PE) e a Grande Recife informaram não ter nenhuma orientação com relação a não cobrar passagens.

O resguardo de trabalhadores que se enquadram nos grupos de risco foi orientado pela Urbana-PE. Associadas foram indicadas a liberar os funcionários que se enquadram nos grupos de maior risco da covid-19, priorizando concessão de férias e licenças. Além desta medida, o sindicato reforça que tem adotado as orientações do poder público para conter a disseminação do vírus. De acordo com o sindicato, cada empresa vem adotando as medidas necessárias para os funcionários e público.

Funcionários do setor de transporte coletivo, que atuam diariamente com o público, reclamam que não estão sendo orientados ou equipados com álcool em gel ou até luvas de proteção. Um fiscal de estação BRT da Zona Oeste do Recife informou que não tem visto muita diferença após as medidas de cuidados por conta da pandemia. “A única limpeza e higienização da estação que eu trabalho é a varrição comum, até agora. Em algumas integrações colocam uma pessoa só para limpar todos os ônibus, essa pessoa não tem condições de dar conta de tudo sozinha”, ressaltou.

De acordo com a Grande Recife, todas as noites, quando retornam para as garagens, os ônibus que operam na Região Metropolitana do Recife passam por uma limpeza profunda. E a equipe foi reforçada para que, desde a quarta-feira, este trabalho seja ampliado com a higienização dos veículos também nos terminais integrados e miniterminais de bairro com linhas de maior demanda.



Por: Maria Priscila Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário