GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 21 de março de 2020

CORONAVÍRUS

Praias de Pernambuco monitoradas para cumprimento de decreto

Praia de Gaibu sendo monitoradaFoto: cortesia/WhatsApp


As praias somente poderão ser frequentadas para prática de atividade física individual

Desde este sábado (21), bombeiros militares de Pernambuco, Polícia Militar, Guarda Civil, além de outros órgãos do Estado, estão nas praias da capital pernambucana  orientando a população a respeitar as determinações de uso restrito desse espaço público, conforme o Decreto Estadual nº 48.832 assinado pelo governador na última quinta-feira (19). Pelo decreto, as praias pernambucanas devem se limitar apenas à pratica de atividades físicas individuais.

A ação, feita em parceria com as respectivas prefeituras das cidades, já pode ser vista nesta manhã em praias do litoral sul pernambucano, como as do município de Ipojuca e Tamandaré. 

Em Olinda, vizinha ao Recife, um carro de som, junto com agentes da segurança, circularam pela beira-mar da cidade avisando sobre o decreto e alertando a população.


No Recife, o trabalho se dá nas praias de Boa Viagem, do Pina e de Brasília Teimosa, bairros da Zona Sul. Pela manhã cedo, foi vista uma ação junto a uma pelada de vôlei em Boa Viagem, mandando parar o jogo.

A vistoria das praias também aconteceu no litoral sul do Estado. Praias como de Gaibu, Serrambi, Maracaípe e entre outras contaram com a presença da Polícia Militar do 18ºBPM com auxílio da guarda municipal. O momento serviu para alertar e reforçar as medidas preventivas governamentais. Segundo a nota da PM, o momento foi de aceitação e compreensão dos banhistas.

Além de abordar e sensibilizar os frequentadores junto à Guarda Civil Municipal do Recife (GCM) e à Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon), o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) terá profissionais de plantão nos oito postos avançados dispostos na areia ao longo da orla da capital. Ao todo, são 40 bombeiros envolvidos. Ao mesmo tempo, também foi informado que a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) continuará com o policiamento de área destinado a cada região, preparada para agir em casos que demandem sua intervenção.

Quiosques e equipamentos de lazer, musculação e ginástica instalados no calçadão estão isolados, não podendo ser utilizados por quem se dirigir às praias. “É importante dizer que quem quiser correr ou caminhar sozinho pode ir desde que respeite a distância de outras pessoas, como recomendado pelas autoridades sanitárias. O que ninguém pode é se reunir em práticas coletivas. Isso em qualquer orla do Estado. Vale também para municípios que não estão na costa, mas contam com rios e represas, como Petrolina e Petrolândia”, lembrou o tenente-coronel Erick Aprígio, chefe de Planejamento e Operações do CBMPE.

De acordo com o decreto assinado pelo governador Paulo Câmara, as praias somente poderão ser frequentadas para prática de atividade física individual, estando proibidos os esportes coletivos e qualquer tipo de comércio. As medidas fazem parte do conjunto de ações do Governo do Estado no enfrentamento ao novo coronavírus.

Operação 
Além da presença nas praias, o CBMPE e a PMPE desenvolvem neste fim de semana a Operação Bar Seguro e a Operação Lei Seca, que fiscalizarão se bares, restaurantes, lanchonetes e similares estão obedecendo ao Decreto Estadual nº 48.832. Conforme a determinação do Governo de Pernambuco, esses estabelecimentos só podem funcionar para entregas em domicílio ou como postos de coleta, sem poder receber clientes em seu interior.



Por: Portal FolhaPE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário