GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 8 de março de 2020

GUERRA DAS ORGANIZADAS CONTINUA

'Extintas' no papel, uniformizadas transformam Recife em palco de guerra, em Sport x Santa

Vídeos registram centenas de torcedores partindo para o confronto na altura do bairro da Ilha do Leite (Foto: Reprodução)

Avenida Agamenon Magalhães, a principal da Região Metropolitana, foi tomada como praça de guerra entre as uniformizadas, além de outros pontos


Não faltam registros nas redes sociais. Em vídeos, fotos, áudios, inúmeros conteúdos foram coletados e compartilhados, exibindo cenas de barbárie e ataques mútuos entre as torcidas uniformizadas. Embora [extintas, ao menos no papel desde o último dia 18 de fevereiro por determinação judicial], a decisão administrativa não impediu que a Região Metropolitana do Recife se transformasse em uma praça de guerra entre a Torcida Jovem e a Torcida Inferno Coral.

O principal foco aconteceu na Avenida Agamenon Magalhães, que liga as cidades de Olinda e Paulista à Zona Sul do Recife, cortando a área central da cidade. Vídeos registram centenas de torcedores partindo para o confronto na altura do bairro da Ilha do Leite. Torcedores foram espancados, outro foi atirado nas águas do canal que acompanha a avenida.

No bairro da Boa Vista, no Centro da cidade, a Avenida Cde. da Boa Vista também foi palco de confusões entre as uniformizadas, além de pontos de acesso ao transporte público, como a estação de metrô de Prazeres.

Já no estádio da Ilha do Retiro, a confusão envolveu torcedores que não respeitaram as catracas de acesso às arquibancadas, além de relatos de pedras atiradas do estádio em direção às ruas.

Ação de helicóptero

Em nota emitida neste sábado, após a partida, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco - SDS, justificou o uso do Grupamento Tático Aéreo - GTA como apoio para as operações, utilizando inclusive bombas de gás lacrimogênio para dispersar as confusões na Avenida Agamenon Magalhães. Ainda segundo a nota, ao todo foram escalados 497 policiais militares para a operação da segurança da partida.

Confira a nota na íntegra

Nota/Torcidas organizadas

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) informa que as polícias do Estado atuam de forma técnica e dentro da legalidade, buscando preservar a vida dos cidadãos, principal diretriz do Pacto pela Vida. Dessa forma, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) atuou neste sábado (07/03) para dispersar uma briga entre torcedores do Santa Cruz e do Sport na Avenida Agamenon Magalhães e sobre a Ponte José de Barros Lima, que dá acesso ao bairro da Ilha Joana Bezerra. Por volta das 14h30, o GTA foi acionado pelo CIODS e utilizou artefatos não-letais de efeito moral (gás lacrimogêneo) para ajudar a conter torcedores que promoviam tumulto, contando também com a intervenção, em terra, de policiais militares do 12º Batalhão.

É importante reforçar que as forças de segurança pública de Pernambuco estavam preparadas para garantir a segurança no clássico, tendo lançado 497 policiais militares para realizar o policiamento na área interna, externa e principais vias de acesso ao estádio da Ilha do Retiro. O 12º BPM garantiu a presença de 385 policiais no acesso ao local da partida, inclusive com guarnições motorizadas nas áreas de estações de metrô e terminais integrados de passageiros, a fim de inibir a ação de vândalos. Dentro do estádio, atuaram 112 policiais do Batalhão de Choque. O Centro Integrado de Controle e Comando Regional (CICCR) monitorou toda a operação, com câmeras de videomonitoramento e contato direto com os policiais nas ruas e no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário