GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 23 de março de 2020

VACINA CONTRA A GRIPE

Vacinação contra gripe conta com drive thru e postos volantes

 
Vacinação no drive thru montado no Shopping Patteo, em OlindaFoto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco


A primeira fase da campanha de vacinação contra a influenza teve início nesta segunda-feira (23) e segue até o dia 16 de abril

No primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, nesta segunda-feira (23), idosos que moram no Recife se organizam em filas, à distância de um metro entre eles, na entrada dos postos volantes - escolas públicas e sedes de associações fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus e que agora são pontos de imunização para esse público. Em Olinda, os locais de maior movimento são os pontos de drive thru, onde os motoristas podem se imunizar sem precisar sair do carro.

No Recife, a primeira fase da campanha, que segue até 16 de abril, contemplará 183 mil idosos e 60 mil profissionais de saúde e educação física, como enfermeiros, médicos, agentes de endemias e da Vigilância Sanitária, assistentes sociais e psicólogos. Além disso, em dois centros populares, moradores de rua estão sendo imunizados.


A vacinação é feita em 40 postos volantes, reservados para os idosos, e nas 154 unidades da rede municipal, destinadas aos profissionais de saúde. "As medidas preventivas devem ser adotadas em qualquer lugar. Quando chegarem aos postos, eles devem lavar as mãos. Se não tiver água e sabão, usar álcool em gel. Mas nas nossas escolas e unidades sempre tem água e sabão disponível", afirma a diretora executiva de Atenção Básica à Saúde do Recife, Ana Sofia Costa.

A vacina não protege contra a Covid-19, mas previne as infecções causadas pela Influenza, como o H1N1. "A gente não pode esquecer que a Influenza também causa complicações, principalmente no grupo prioritário de idosos. Por isso que a gente está sempre orientando ao idoso para não sair de casa", diz a diretora Ana Sofia Costa.

Aguardando o atendimento na Escola Sítio do Céu, em Santo Amaro, área central do Recife, a aposentada Maria da Glória de Lima, 77 anos, diz que nunca deixou de participar da campanha. "É importante por tudo, para não pegar essas doenças. Eu me sinto mais protegida porque não saio de dentro de casa", conta.

Olinda

Em Olinda, parte da população se concentra nos dois pontos de vacinação por drive thru, o primeiro em frente ao Fortim do Queijo e o outro no estacionamento do shopping Pateo, em Bairro Novo, das 8h às 17h. A assessora científica Ana Paula Silva conta que a quantidade de carros fez o atendimento demorar, mas, mesmo assim, aprova o formato. "A vantagem é não ter contato físico com outras pessoas. Por onde a gente passou, os idosos em fila, no sol, vai ser bastante complicado", comenta.

A secretária municipal de Saúde, Luciana Lopes, afirma que a estratégia tem como objetivo evitar aglomerações. "A gente sabia que a procura ia ser muito grande. Apesar de a gente dizer que tem vacina para todos, nos primeiros dias, a população tende a vir de uma vez e, depois, vai espaçando os horários", informou. Além dos locais de drive thru, a imunização é feita em três postos volantes e seis escolas municipais. Também há possibilidade de agendar atendimento nos condomínios, pelo WhatsApp (81) 99256-3467.



Por: Artur Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário