GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 26 de março de 2020

VACINAÇÃO SUSPENSA

Recife vacina mais de 130 mil e suspende campanha contra gripe

Campanha de vacinação contra a GripeFoto: Andréa Rêgo Barros/PCR


Município aguarda a chegada de novas doses, que devem ser repassadas pelo Ministério da Saúde até sexta (27)

Depois de vacinar mais de 130 mil pessoas nos três primeiros dias da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, a Prefeitura do Recife suspende temporariamente a campanha, a partir desta quinta-feira (26).

A imunização contra Influenza será interrompida até que o Ministério da Saúde (MS) envie mais doses da vacina. A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife garante que os idosos e profissionais de saúde serão vacinados até o dia 15 de abril, quando se encerra a primeira fase da campanha.

De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, em três dias, o Programa de Imunização do Recife vacinou mais de 50% das pessoas que deveriam ser vacinadas nos 18 dias úteis desta primeira fase.


“Por causa da pandemia da Covid-19, a procura dos idosos pela vacinação excedeu todas as expectativas, tanto no Recife como em diversas cidades do País. Até esta quarta, aplicamos quase toda a primeira remessa de doses enviada pelo MS. Esperamos receber mais vacinas até sexta (27), para que possamos retomar a imunização na próxima semana. De qualquer forma, ninguém precisa se preocupar porque o público-alvo desta primeira fase será vacinado até o dia 15”, garante o secretário. As vacinas remanescentes do primeiro lote serão usadas para vacinar os idosos acamados.

Nesta quarta-feira, para evitar aglomerações, a Sesau Recife abriu dois pontos de vacinação no esquema de drive thru – em que a população com mais de 60 anos não precisa descer do veículo para ser vacinada.

Nos postos de vacinação drive thru montados no Shopping Rio Mar, no Pina, e no Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, foram vacinados mais de dois mil idosos. Os pontos abertos em parceria com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) serão reativados assim que o município receber mais vacinas.

Para que os idosos não se exponham em ambientes onde circulam pessoas doentes, a Sesau está priorizando a vacinação dos idosos em postos volantes montados em mais de 40 escolas e creches municipais, assim como em clubes como o Náutico, associações de moradores, paróquias, polos da Academia da Cidade, entre outros.

Já as salas de vacinação das unidades municipais de saúde estão imunizando os profissionais, na tentativa de separá-los do público com mais de 60 anos. A lista de endereços está disponível no site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br).

Etapas

Dividida em três etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A

 partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário