GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 12 de maio de 2020

CORONAVÍRUS

Para rodízio vigorar sábado, Alepe tem que aprovar punição até sexta

Eriberto Medeiros e Paulo CâmaraFoto: divulgação


Projeto está sendo tratado, nas coxias, como um "cheque em branco"

Para assegurar que o decreto, referente ao que o Governo do Estado batizou como "quarentena em cinco municípios" - a ser adotada entre os dias 16 e 31 deste mês- entre em vigor até o próximo sábado, valendo a punição para caso de descumprimento do rodízio, como pretende a gestão Paulo Câmara, a celeridade da Assembleia Legislativa será determinante. Nesse caso, a Casa de Joaquim Nabuco precisa correr para aprovar o projeto de lei, que autoriza penalidade para os desobedientes, até a próxima sexta-feira. Para que o texto possa circular nas comissões, ele precisava ser publicado em edição do Diário Oficial do dia anterior. O governo, então, providenciou publicação extraordinária ontem. A Comissão de Justiça já havia se reunido ontem, razão pela qual nova sessão foi convocada para as 14h30 de hoje. Aprovado na CCLJ, o texto precisará seguir para as comissões de Administração e de Finanças. Na quinta-feira, deve ser votado em plenário e o governador deve sancionar na sexta.
Em coletiva de Imprensa na tarde de ontem, o procurador-geral do Estado, Ernani Medicis referiu-se à "penalidade para quem não obedecer". Destacou que cabe "apreensão e remoção do veículo". Antonio de Pádua, titular da Defesa Social, assegurou que não há multa nos planos. "Não estamos falando em multa. Não é esse o objetivo do Estado", assinalou, defendendo uma "conscientização". As medidas de restrição mais intensas incluem: a obrigatoriedade do uso de máscaras, rodízio de veículos, com a circulação separada por placas ímpares e pares, controle da circulação de pessoas através da exigência de documento de identificação e aumento da fiscalização em estabelecimentos comerciais. As regras novas valem para: Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e São Lourenço da Mata. O projeto a ser aprovado na Alepe já está sendo tratado por muitos como um cheque em branco, uma vez que dará margem, caso o governo deseje, para uma suspensão ainda maior de circulação de veículos mais na frente.
Nos 45 do 2º tempo
Segundo fontes que acompanharam as últimas costuras no Palácio das Princesas, a princípio, quatro cidades seriam os alvos das medidas restritivas anunciadas pelo Governo de Pernambuco: Recife, Jaboatão, Olinda e São Lourenço da Mata. "A confirmação de Camaragibe veio à tona ontem", observa um governista em reserva.
Só observo > Como a coluna registrara, a última reunião do governador com os Poderes, antes do anúncio das novas medidas seria, originalmente, na sexta. Acabou ficando para ontem. Os convidados não tiveram detalhes, mas anotaram a troca silenciosa.
O antes e... > Nas coxias do Governo do Estado, após o anúncio da "quarentena" pelo governador, um socialista, à coluna, observou: "Estão me ligando, perguntando se já não estávamos em quarentena. Estou respondendo que esqueceram de colocar o complemento no texto. Todo mundo estranhou”.
...depois > Outro aliado do governador disse que também foi instado a explicar por que só haveria quarentena para cinco municípios. "Estão me ligando, dizendo que é preciso manter tudo", comentou. Outro governista sapecou: "É quarentena antes e depois".
Tecla SAP > Anunciada a "quarentena" no Estado, João Campos, no twitter, registrou: "O @governope acaba de decretar quarentena em cinco cidades: Recife, Olinda, Jaboatão, Camaragibe e São Lourenço. O chamado "lockdown" vai de 16 a 31 de maio. O uso de máscaras passa a ser obrigatório. Tem o meu apoio! É preciso preservar vidas". 
Por: Renata Bezerra de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário