GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 30 de maio de 2020

DENUNCIA GRAVE

Manipulação na consulta pública sobre o PL2630 levanta suspeita sobre lisura da enquete do Senado


A deputada Bia Kicis (PSL) e o jornalista Alan dos Santos denunciaram na noite dessa sexta-feira (29) uma grave possível manipulação no sistema de consulta de opinião pública do Senado Federal.
Ao pesquisar ao vivo os termos “Consulta Pública PL 2630” no Google, o primeiro resultado da pesquisa direciona o usuário a “confirmar o voto SIM“, sem a opção de escolher não. Ao clicar sim, o usuário concordaria com o projeto de lei que pretende censurar opiniões nas redes sociais. As enquetes fazem parte do sistema eCidadania do Senado Federal.
Em condições normais, o usuário deve ter a opção de escolher entre sim ou não a partir da página inicial da consulta, o que não aconteceu a partir das buscas do Google.
“Pode até ter sim ou não, o que não pode é o SIM estar priorizado”, ressaltou a deputada. Até a publicação desta matéria, a consulta contava com 173.076 votos contrários ao projeto, enquanto os votos favoráveis ao projeto totalizavam 165.050.
Já o jornalista Max Cardoso trouxe a informação de que o link do SIM, segundo o próprio Google, havia sido colocado no dispositivo de busca 6 horas atrás, já o link referente à opção NÃO havia sido colocado há apenas 18 minutos atrás, provavelmente por alguém que percebeu o erro durante a transmissão do Boletim da Noite no canal Terça Livre.
Ficou a dúvida se o favorecimento ao resultado “SIM” partiu do próprio Senado Federal ou se foi uma ação deliberada do mecanismo de busca do Google.

PORTAL NOVONORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário