GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 15 de maio de 2020

EFEITO CORONAVÍRUS

Operação Quarentena terá ações sociais, sanitárias e de fiscalização

Operação na cidade de CamaragibeFoto: Divulgação


Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata e Camaragibe terão isolamento mais rígido até dia 31

O Governo do Pernambuco inicia neste sábado (16) a Operação Quarentena, período de maior rigidez no isolamento social com o intuito de frear a disseminação do novo coronavírus, com ações sociais, sanitárias e de fiscalização.

As secretarias estaduais de Saúde, Defesa Social, Prevenção, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Infraestrutura estarão diretamente envolvidas em atividades nas comunidades dos cinco municípios abrangidos pelo decreto do governador Paulo Câmara. O trabalho será realizado em parceria com as prefeituras do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

A quarentena nesses cinco municípios prevê que, até o dia 31 de maio, a população só poderá sair de casa para atividades essenciais, como ir ao supermercado, padaria, farmácia ou para atendimento médico. No caso de o deslocamento ser feito utilizando veículo particular, será preciso respeitar um rodízio de placas. Carros e motos com placas terminadas em número par só podem circular em dias pares. Os que tiverem placas terminadas em número ímpar só podem circular em dias ímpares.


Para os trabalhadores enquadrados nas 38 categorias de serviços essenciais listadas no decreto, a circulação será permitida durante a quarentena, desde que obedeça aos dias de rodízio. Já os profissionais de saúde, segurança, bancários, funcionários de supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, empresas de transporte rodoviário e metroviário, além de trabalhadores em vigilância e zeladoria estão dispensados do rodízio e poderão utilizar veículos próprios sem restrições.

As ações de fiscalização realizadas pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guardas Municipais terão 34 pontos de bloqueio nos cinco municípios. Já as ações sanitárias e sociais serão realizadas em conjunto com as prefeituras e serão iniciadas na manhã deste sábado, em Camaragibe (Timbi), São Lourenço da Mata (Centro) e no Recife (Casa Amarela).

Nesta sexta-feira (15), o governador Paulo Câmara enfatizou a importância de ampliar o isolamento social em todo o Estado e ressaltou o momento decisivo pelo qual passa a sociedade no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Em pronunciamento, o chefe do Executivo Estadual pediu o apoio de todos os pernambucanos às medidas mais rigorosas de quarentena, estabelecidas no decreto estadual nº 49.017/2020, assinado no início da semana.

“Com o isolamento social, a criação de leitos e a contratação de profissionais, salvamos muitas vidas. Mas ainda é necessário reduzir a propagação da Covid-19. A nossa missão, de todos, é continuar salvando vidas. O vírus não causa apenas sobrecarga na saúde, ele causa mortes e precisa ser combatido de maneira firme”, disse Paulo Câmara, reforçando a necessidade de toda a população redobrar os esforços para garantir o isolamento social.

Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata concentram mais de 70% dos casos registrados de Covid-19 no Estado e são os municípios enquadrados na Operação Quarentena. Isso não tira, contudo, as obrigatoriedades previstas anteriormente em todo o território estadual, como fechamento do comércio não essencial e proibição de acesso a parques, praias e calçadões.

“Nós temos um compromisso com a população e não desistiremos da luta pela vida. Os próximos dias serão difíceis para todos nós. A quarentena é dura, impõe muitas restrições, mas não queremos perder vidas. Peço a cada pernambucano e pernambucana que participe dessa luta. Depende de cada um o começo da nossa virada para irmos vencendo a doença e reconquistando a paz, a tranquilidade e a retomada gradual com a qual todos sonhamos”, concluiu o governador



Por: Portal FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário