GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 21 de maio de 2020

REUNIÃO COM O PRESIDENTE BOLSONARO

À mesa com Bolsonaro, gestores estaduais não querem polêmica

Bolsonaro e Paulo CâmaraFoto: Fotos: Alan Santos/PR e Ed Machado/Folha/PE


Paulo Câmara estará na reunião de hoje, às 10h

Antes da videoconferência de hoje com o presidente Jair Bolsonaro, o Fórum Nacional de Governadores agendou reunião prévia para manhã de ontem - durou 50 minutos. Objetivo: alinhar o entendimento sobre a pauta com o chefe do Planalto. Os governadores presentes convergiram num sentido: não querem polêmica com o presidente da República. Vão concentrar atenções na necessidade de imediata sanção do PLP 39/2020, que cria o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que testou postivo para Covid-19 na última segunda-feira, foi representado, no encontro de ontem, pelo secretário da Fazenda, Décio Padilha. Hoje, o chefe do Executivo estadual irá participar da conversa, convocada por Bolsonaro, como antecipamos na última segunda-feira no Portal da Folha de Pernambuco, às 10h. Ao menos, é o que está programado. Com sintomas leves, Paulo Câmara segue trabalhando remotamente.
Se os governadores estão destinados a manter a harmonia com Bolsonaro, por outro lado, acenderam o sinal amarelo desde a semana passada. Motivo: o PLP 39/2020 foi aprovado pelo plenário do Senado no último dia 6 e liberado para sanção do presidente no dia seguinte. Mas Bolsonaro não sancionou. Tem prazo de 20 dias para isso. Há pressa dos gestores em compensar a queda na arrecadação do ICMS, cuja média nacional é de 40% para o mês de maio. O risco é não ter recursos para cobrir as despesas elementares. Secretários da Fazenda dos 27 estados aguardam que esses recursos cheguem até o próximo dia 29. Apesar da bandeira branca, não passa batido, aos governadores, que Bolsonaro está em bola dividida com o ministro da Economia, Paulo Guedes, em relação à flexibilização do congelamento de salários dos servidores públicos, patrocinada, na Câmara Federal, pelo líder do governo Major Vitor Hugo, e acatada, no Senado, como dispositivo do projeto, que aguarda sanção. Guedes não aceita. A fatura pode chegar para os governadores. Mas, até segunda ordem, a regra para hoje é não brigar.
Testaram negativo no Palácio
Três secretários, que vinham convivendo muito na linha de frente do combate à Covid-19 com o governador Paulo Câmara, fizeram testes para saber se estavam infectados com a Covid-19, mas testaram negativo: Décio Padilha (Fazenda), José Neto (Casa Civil)
e Alexandre Rebêlo (Planejamento).
Por um triz > No caso de Décio Padilha, já faz mais de 10 dias que ele fez o teste, porque sua filha caçula pegou Covid-19. O titular da Fazenda, inclusive, estava se dirigindo à vice-governadoria, ontem de manhã, onde se encontraria com Luciana Santos, quando ela entrou em contato, avisando que ele não fosse.
Resultado > Luciana tinha acabado de receber o diagnóstico e, como registramos em primeira mão ontem, testou positivo para Covid-19. Em razão disso, acabou não participando da reunião dos governadores. Assintomática, ela segue trabalhando remotamente.
Dois casos > Marido de Luciana Santos, o deputado estadual Waldemar Borges também testou positivo para o novo coronavírus. Na Assembleia Legislativa, Paulo Dutra também já havia obtido diagnóstico no mesmo sentido. Dutra testou positivo ainda no início de abril.
Maia na linha > Após a entrevista do presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, à Rádio Folha FM 96,7, na qual ele abordou o processo de contaminação e de recuperação da Covid-19, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, telefonou para Eduardo. Quis saber do estado de Saúde, dada a relação de amizade que nutrem.

Por: Renata Bezerra de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário