GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 6 de maio de 2020

SPORT - EFEITO CORONAVÍRUS

Parada por pandemia já é maior tempo sem jogos do Sport desde início dos pontos corridos

Equipe de 2006 foi campeão pernambucana e vice da Série B após pausa de 110 dias (Foto: Ricardo Fernandes/DP Foto)


Última vez que o Leão ficou tanto tempo sem entrar em campo, sequer de maneira amistosa, foi após o fim da Série B de 2005, última no antigo formato


A cidade de Fortaleza foi o palco da última partida do Sport antes da interrupção dos campeonatos. Já são 52 dias desde a derrota para o Ceará, na sétima rodada da Copa do Nordeste e, desde então, o Leão já vive seu maior período sem jogos desde o final da temporada 2005, a última antes de jogar um Brasileiro de pontos corridos. Fora da intertemporada, porém, o motivo dessa interrupção nas partidas não era previsível, acarretando em prejuízos esportivos e financeiros para a equipe.

Após conseguir o retorno à Primeira Divisão no ano passado, o Sport encerrou a temporada em 30 de novembro e retornou às competições em 19 de janeiro deste ano, totalizando 50 dias de interrupção. Esse já era o maior tempo sem jogos leoninos desde o encerramento da temporada 2011, quando os 50 dias foram repetidos. Se desconsiderarmos apenas as partidas oficiais do Leão, as maiores pausas da década seriam nos inícios de 2015 e 2016, com, respectivamente, 55 e 56 dias, mas os jogos amistosos da Taça Ariano Suassuna levaram o time e o público às arquibancadas neste intervalo.

O Rubro-Negro não registrava pausas tão longas desde as intertemporadas que fecharam 2004 e 2005. Após campanhas próximas ao rebaixamento - não caindo para a Série C por dois pontos em 2004 e pelo critério de desempate em 2005 -, o Sport passou, respectivamente, 109 e 110 dias sem jogar. Aquelas foram as últimas edições da Série B antes da instauração do modelo de pontos corridos, à época, as equipes eliminadas na primeira fase do torneio deixavam a disputa ainda em outubro, retornando apenas no Estadual do ano seguinte.

Além dessas, neste século, apenas outra pausa conseguiu superar a ocasionada pela pandemia de Covid-19. A oportunidade foi após o fim da Série B de 2002, na qual o Sport foi eliminado após a fase de quartas de final, pelo Paulista de Jundiaí, deixando a competição 18 dias antes da final, disputada entre Fortaleza e Criciúma, que foi campeão. Entre o meio de novembro e o retorno na temporada seguinte, o Leão passou 61 dias sem atuar, marca que será alcançada daqui a 11 dias, em um prazo no qual o retorno do futebol é improvável.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário