GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 18 de maio de 2020

SPORT - SUBSTITUIÇÕES

Aumento de substituições pode ajudar Daniel Paulista no comando do Sport: 'Medida positiva'

"É uma situação que teremos de nos adaptar, porque estávamos acostumados", aponta Daniel Paulista (Foto: Anderson Stevens / Sport Club do Recife)


Treinador do Sport costuma realizar todas as alterações durante as partidas, sempre modificando peças da equipe na metade do segundo tempo dos jogos


No último dia 8 de maio, a International Board (Ifab), órgão responsável por reunir e desenvolver as regras que estabelecem o futebol ao longo do mundo, anunciou a mudança de três para cinco a quantidade total de substituições nas partidas. De acordo com a Fifa, órgão máximo do esporte, o crescimento no número tem como objetivo principal resguardar o lado físico dos atletas, devido à paralisação dos jogos em decorrência da pandemia de Covid-19. No entanto, no caso do Sport, a medida pode ser assimilada de forma ágil pela comissão técnica e pode ajudar ainda no campo tático da equipe.

Em levantamento realizado sobre as seis partidas na nova passagem do treinador do Sport, embora seja uma quantidade reduzida em relação ao calendário da equipe, é possível traçar um panorama de rápida adaptação da comissão técnica rubro-negra, que utilizou 100% das trocas possíveis até o momento.

Das 18 modificações realizadas, metade aconteceram entre os minutos 16 e 30, o segundo terço do segundo tempo. Mais ainda, oito dessas alterações de atletas ocorreram entre os minutos 25 e 30, faixa de tempo que divide as metades da etapa complementar. Em todas as seis partidas, ao menos uma mudança aconteceu durante esse intervalo de cinco minutos.

Nas demais, apenas duas trocas aconteceram ainda no primeiro tempo, ambas por lesão. Outras duas foram no intervalo, três entre os minutos 1 a 15 do segundo tempo, a partir do minuto 31 até o fim do jogo.

As substituições, no entanto, não significam que o jogo será paralisado em cinco oportunidades. Para evitar que os jogos cresçam em interrupção, a Fifa manteve apenas três janelas de alterações. Ou seja, mesmo podendo mexer até cinco atletas, ao menos duas trocas serão 'geminadas' ou uma com três atletas caso o treinador opte por utilizar todas as modificações possíveis na partida. O que não seria novidade no caso de Daniel Paulista, que já usou do artifício aos 27 minutos do segundo tempo na partida de estreia da nova passagem, contra o América-RN.

Para o técnico Daniel Paulista, a decisão conjunta entre Ifab e Fifa é vista como vantajosa para o Sport. "Eu vejo como positiva essa medida, e acho que a gente ganha com esse aumento. São mais opções de mudanças dentro da partida", analisou, em entrevista cedida à Rádio Jornal.

O treinador, no entanto, afirma que vai precisar de uma adequação ao longo dos jogos. "Claro que é uma situação que teremos de nos adaptar, porque estávamos acostumados apenas com três substituições e agora teremos até cinco, mas somente em três momentos. Temos que nos adaptar a isso, é novo no futebol, mas enxergo como fora positiva", reiterou.

Ainda para Daniel Paulista, o crescimento do número de alterações dá suporte ainda a uma maior rodagem ao time. Entre as 18 trocas, 11 nomes diferentes foram acionados pelo técnico até aqui. "Poderemos aproveitar para dar mais rodagem aos jogadores, não ficar limitado apenas a três. Outros jogadores poderem entrar e ganhar mais ritmo, principalmente num reinício de temporada. Espero que dê certo", estimou.

Números

18 mudanças
2 no 1ºT (ambas por lesão)
2 no intervalo
3 entre os minutos 1' e 15' do 2ºT
9 entre os minutos 16' e 30' do 2ºT
2 entre o minuto 31' e o final do jogo

Substituições em jogos com Daniel Paulista

América-RN 1 x 1 Sport
14' 2ºT - Saiu Ewandro / Entrou Yan
27' 2ºT - Saiu Rithely / Entrou João Igor
27' 2ºT - Saiu Lucas Mugni / Entrou Pablo Pardal

Salgueiro 2 x 1 sport
Intervalo - Saiu Betinho / Entrou Jean Patrick
09' 2ºT - Saiu Ewandro / Entrou Yan
26' 2ºT - Saiu Marquinhos / Entrou Lucas Mugni

Sport 4 x 0 Afogados
05' 1ºT - Saiu Leandro Barcia / Entrou Yan (Machucado)
25' 2ºT - Saiu Yan / Entrou Ewerthon
27' 2ºT - Saiu Marquinhos / Entrou João Igor

Petrolina 0 x 0 Sport
11' 2ºT - Saiu Yan / Entrou Ewandro
19' 2ºT - Saiu Luciano Juba / Entrou Ewerthon
27' 2ºT - Saiu Marquinhos / Entrou Elton

Sport 1 x 0 Santa Cruz
Intervalo - Saiu Yan / Entrou Jonatan Gomez
30' 2ºT - Saiu Rithely / Entrou Elton
37' 2ºT - Saiu Lucas Mugni / Entrou Ronaldo

Ceará 2 x 1 Sport
44' 1ºT - Saiu Marquinhos / Entrou Jonatan Gomez (machucado)
28' 2ºT - Saiu Hernane / Entrou Elton
40' 2ºT - Saiu Rithely / Entrou Bruninho

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário