GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 23 de junho de 2020

CORONAVÍRUS

Covid-19: Pernambuco chega a 100 mil exames realizados



No Estado, 52% dos testes feitos tiveram resultado positivo para presença do Sars-CoV-2



Nesta segunda, Pernambuco ultrapassou a marca de 100 mil exames realizados para o diagnóstico de infecção pelo novo coronavírus. Dos 100.771 exames feitos, 45.722 são do tipo rápido, que detecta a presença do anticorpo IgG, encontrado em quem já contraiu a doença e desenvolveu anticorpos. O restante é do tipo RT-PCR, molecular, que identifica a presença do vírus e deve ser realizado durante o período sintomático do paciente. 
Do total de exames realizados, 52.494 tiveram resultado positivo, sendo 18.229 casos com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 34.265 casos leves. Atualmente, Pernambuco tem uma média superior a dois mil exames realizados diariamente, entre testes rápidos e moleculares. 
Nesta segunda, foi iniciada uma nova ampliação do sistema de testagem, com a inclusão dos profissionais dos serviços considerados essenciais. São trabalhadores de supermercados, padarias, farmácias, agências bancárias, imprensa, entre outros segmentos incorporados a esse grupo, que passam a ter prioridade para fazer testes, mesmo apresentando sintomas leves. 
Antes, no primeiro estágio da estratégia de testagem em Pernambuco, eram priorizados apenas os pacientes graves, com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), e os óbitos com quadros compatíveis com a doença. Em seguida, o protocolo foi expandido para os profissionais dos serviços ligados à saúde, mesmo com sintomas leves, para a população privada de liberdade e para aqueles que atuam na segurança pública. 
Mais recentemente, foram incluídos também moradores, funcionários e os contatos diretos dos funcionários de lares que abrigam maiores de 60 anos, população considerada de risco para a Covid-19. Agora, é a vez dos profissionais dos demais serviços essenciais que não pararam durante a pandemia ingressarem nesse grupo. A marcação dos exames pode ser feita através do web aplicativo Atende em Casa, que oferece um suporte para pessoas que manifestam sintomas de síndromes gripais. 
Pesquisa
Em coletiva de imprensa remota realizada nesta segunda, o secretário de Saúde do Estado, André Longo, afirmou que um inquérito epidemiológico deve ser iniciado nos próximos dias, com a intenção de compreender melhor a circulação do vírus, uma vez que há reconhecida subnotifcação. “A gente deve estar anunciando um inquérito epidemiológico grande nos próximos dias e temos uma preocupação firme também em ver a atividade da doença (com os testes PCR)”, disse o gestor. 
FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário