GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 1 de junho de 2020

CORONAVÍRUS

Curva da Covid-19 se estabiliza em Pernambuco; número de mortes tem tendência de queda

Teste de coronavírusFoto: Ethan Miller/Getty Images/AFP



Dados divulgados pelo Governo neste domingo (31) se baseiam em estudos da UFRPE e da Escola de Medicina Tropical de Londes. Estado anuncia plano de retomada gradual esta semana.

Após duas semanas de quarentena mais rigorosa, a curva epidêmica da Covid-19 se estabilizou nas cinco cidades da Região Metropolitana do Recife atingidas pela medida. Segundo comunicado divulgado neste domingo (31) pelo Governo do Estado, a Capital e os municípios de Olinda, São Lourenço da Mata, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes apresentam desaceleração no número de casos e mortes.

Os dados se baseiam nos registros da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e em estudos do Instituto para Redução de Riscos e Desastres (IRRD), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, no Reino Unido. De acordo com a instituição europeia, a taxa de reprodução do Sars-Cov-2, o vírus que provoca a infecção da Covid-19, pela primeira vez desde março, ficou abaixo de 1 no Estado, o que indica que a transmissão da doença está controlada.

Além disso, segundo o documento, enquanto o número de casos mostra uma estabilização, a contagem de mortes provocadas pelo novo coronavírus apresentou quedas. Nas últimas três semanas, as ocorrências de óbito caíram em cerca de 50%. Já os registros de novos casos têm se mantido em torno dos 2.000 desde o início de abril. Com base nesses números, o Governo apresenta, na segunda-feira (1º), o plano de retomada gradual das atividades econômicas.


Boletim
Em 24 horas, foram confirmados 1.023 novos casos de Covid-19 no Estado. Desse total, segundo o boletim divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), 236 evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 787 foram considerados leves. O documento registra ainda 1.449 curas clínicas.

Além disso, nesse mesmo intervalo, houve o registro de 67 mortes. Das vítimas, 36 eram homens e 31, mulheres. Os óbitos ocorrerem em 26 municípios entre os dias 21 de abril e 30 de maio. Ainda segundo a SES, os pacientes tinham de 25 a 98 anos, além de um bebê natimorto.

Com esses números, Pernambuco chega ao total de 34.450 infectados, 2.807 mortos e 15.342 recuperados. Até o momento, 9.551 profissionais de saúde foram contaminados pelo novo coronavírus.


Por: Artur Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário