GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 18 de junho de 2020

DESVIO DE DINHEIRO

Polícia Federal deflagra operação em Mato Grosso

Mais uma fase da Operação Tapiraguaia foi deflagrada em MT
Foto: MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL


Operação Tapiraguaia apura casos de desvio de dinheiro e corrupção em cidades do Estado do Centro-Oeste

Ações relativas ao Covidão Fluminense não foram as únicas atividades de campo realizadas por agentes da Polícia Federal hoje. Em Mato Grosso, foi deflagrada a terceira fase da Operação Tapiraguaia. O trabalho apura a prática de crimes de desvio de dinheiro público (peculato) e corrupção ativa e passiva em cidades do Estado do Centro-Oeste.
Nas ruas desde a manhã desta quarta-feira, 17, a Polícia Federal cumpriu nove medidas cautelares expedidas pela Justiça Federal. Para isso, a equipe da PF contou com o apoio de outros dois órgãos: o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria-Geral da União (CGU).

Contrato milionário

Além de Cuiabá, a capital do Estado, a ação ocorreu nos municípios de Serra Nova Dourada e São Félix do Araguaia. Em Serra Nova Dourada, a PF destaca, por exemplo, que a prefeitura local firmou acordo no valor de R$ 1,4 milhão com o Incra. Conforme o contrato assinado entre as partes, pontes e estradas seriam construídas. O convênio foi firmado em 2014, mas não fora finalizado até março de 2017, informa a Agência Brasil. O que tinha sido feito até então não atendia, aliás, às especificações do projeto, segundo ressalta a investigação.
“Tais fatos resultaram em enormes prejuízos”
“Tais fatos resultaram em enormes prejuízos ao Erário em razão do pagamento de quantidades maiores que as efetivamente executadas”, afirma a PF em comunicado oficial. “Além disso, novos pagamentos eram feitos a outra empresa contratada, tendo em vista a anterior ter abandonado a obra sem ressarcir os cofres públicos”, prossegue a instituição responsável pela Operação Tapiraguaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário