GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 20 de junho de 2020

ELEIÇÕES 2020

Senado vai discutir adiamento na próxima semana

Senadores irão discutir se o pleito será mantido em outubro | Foto: AGÊNCIA BRASIL


Davi Alcolumbre anuncia que o assunto estará na pauta da Casa na terça-feira, 23
O adiamento — ou não — das eleições 2020 ganhará novo capítulo no início da próxima semana. Isso porque o assunto está previsto para entrar na pauta do Senado na terça-feira, 23. Quem afirma que o tema será devidamente discutido é o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP). 
De acordo com Alcolumbre, é capaz que o Senado já evolua com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a mudança do calendário eleitoral para este ano. Para avançar com os dois turnos de votação sobre o tema, ele avisa, contudo, que conta com a ajuda de outros políticos e autoridades de outros Poderes.
“Começaram a elaborar uma proposta de texto”
“O relator, senador Weverton Rocha (PDT-MA) acompanhado de consultores e advogados, esteve reunido nesta quinta-feira com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luis Roberto Barroso e com seus assessores. [Eles] começaram a elaborar uma proposta de texto para a alteração do Ato das Disposições Transitórias da Constituição, que mude o mês das eleições deste ano”, afirmou Alcolumbre, conforme informações da Agência Senado.

Em defesa do adiamento das eleições 2020

Além de confirmar que o assunto estará em pauta na próxima semana, Davi Alcolumbre revelou: é um dos favoráveis ao adiamento das eleições 2020. O presidente do Senado sugeriu que formulou essa opinião após ter contato com pareceres de médicos, infectologistas e demais profissionais que estão à frente de pesquisas relacionadas à covid-19.
“Desejamos contagiar o Parlamento brasileiro”
“A discussão está muito avançada e para esta segunda-feira, 22, o senador Weverton propõe fazermos uma sessão de debates para discutirmos já as primeiras ideias dessa PEC. Contaremos com a presença do presidente do TSE, o ministro Barroso, aqui no nosso plenário virtual. Desejamos contagiar o Parlamento brasileiro, no sentido de fazer o esclarecimento de que é preciso adiarmos [o mês] das eleições municipais”, comentou o integrante do DEM do Amapá.

Alcolumbre registrou, no entanto, que o pleito precisará ocorrer ainda este ano. Afinal, ele se mostra contrário à ideia de prorrogar — mesmo que por meses — os mandatos atuais de vereadores e prefeitos espalhados Brasil afora. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário