GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 30 de junho de 2020

FESTA DA PADROEIRA

Festa de Nossa Senhora do Carmo terá adaptações neste ano




Acesso à Basílica, no Centro do Recife, será controlado e não haverá tradicional procissão



Devido à pandemia do novo coronavírus e ao decreto do Governo do Estado que proíbe aglomerações, a 324ª edição da festa em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife, será diferente. Além da suspensão da tradicional procissão, a programação reduziu de 100 para 55 celebrações ao longo do mês de julho. Fora isso, a ocupação na igreja está limitada a 120 pessoas por cerimônia, o que corresponde a 30% da capacidade interna da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, localizada no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife.
Segundo o reitor da Basílica, frei Rosenildo Alexandre, em entrevista à Radio Folha, os fiéis poderão participar das missas durante o dia, respeitando o limite de 120 pessoas por celebração. O acesso será por ordem de chegada e a circulação será controlada, com entrada exclusivamente pela porta lateral esquerda e saída pelas duas portas da direita. No período noturno, destinado à novena, a igreja estará fechada e apenas aqueles previamente inscritos poderão entrar. Essa inscrição deve ser feita pelo WhatsApp, no número (81) 99723.9140, com o envio do nome completo e número do RG. Fora dos horários de missa, apenas a entrada principal será liberada para rápida visitação.
Em todo o período festivo, será feita a higienização dos bancos e dos pisos da igreja com produtos específicos de limpeza. Os bancos serão adesivados para delimitar distanciamento. Será também fornecido álcool em gel a 70% para os fiéis, que deverão fazer uso de máscaras. Todos os ajustes realizados buscam atender as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), além das secretarias de Saúde do Estado (SES-PE) e do município (Sesau), e da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Neste ano, a festividade tem como tema "Senhora do Carmo, Saúde dos Enfermos”. O lema é "Oh! Mãe, cuida deste povo que é teu!”. Assim, a Província Carmelitana Pernambucana entrega aos cuidados da Mãe do Carmelo todas as pessoas impactadas pela Covid-19. No dia 16, data que homenageia a Santa, a procissão será substituída por um altar montado em frente à porta principal da Basílica, no qual ficará exposta a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo.
Programação
Diferente das edições anteriores, em que as celebrações da pré-festa começavam já no início de julho, a programação da Festa do Carmo 2020 ganhou adaptações. Na quarta-feira (1º), às 19h30, está prevista a Live Musical Mariana, a partir das 19h30, com transmissão através das redes e mídias sociais da Basílica do Carmo.
O início das celebrações eucarísticas será no dia 6 de julho, a partir das 7h. A Missa Solene de Abertura do Novenário será celebrada às 10h, seguida do hasteamento da Bandeira da Festa 2020, que traz a imagem de Nossa Senhora do Carmo. Neste mesmo dia, serão celebradas mais duas missas, às 12h e às 15h. À noite, a partir das 19h, ocorrerá a primeira noite da novena, que seguirá até o dia 14 de julho. As liturgias eucarísticas vão ser realizadas nos mesmos horários: 7h, 10h, 12h e 15h. 
No dia 15 de julho, às 19h, haverá a celebração vésperas solenes. No dia 16 de julho, serão celebradas cinco missas - às 5h, 8h, 10h (encerramento, com a presidência do arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido), 13h e 16h.  Assim como no novenário, para participar presencialmente das liturgias de abertura, da vésperas solenes e de encerramento, os fiéis precisam enviar uma mensagem, através do WhatsApp (81) 99723.9140, com nome completo e RG. 
Reabertura
As Santas Missas com a participação dos devotos retornaram ao templo no último domingo (28). Até o próximo dia 5, seguirão nos seguintes horários: de terça a sexta-feira, às 7h, 10h e 12h. No sábado, às 7h e 10h, e no domingo, às 10h e 19h, seguindo as normas sanitárias estabelecidas.
Redes
As transmissões das lives e das celebrações serão realizadas pelo canal de mídia www.youtube.com/user/freivicenteoc e pelas redes sociais www.facebook.com/tvcarmelo, www.instagram.com/basilicadocarmorecife e www.instagram.com/tvcarmelo. Mais informações no site www.basilicadocarmorecife.org.
FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário