GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 4 de junho de 2020

FORÇA NACIONAL

Bolsonaro avalia convocar Força Nacional de Segurança para atos de marginais

Presidente Jair Bolsonaro participa de manifestações, com apoiadores, em Brasília

Foto: Reprodução / CNN

O presidente Jair Bolsonaro avalia convocar a Força Nacional de Segurança para controlar as manifestações contra o governo neste domingo. A avaliação feita ao presidente pelos orgãos que têm equipes de inteligência, como o Gabinete de Segurança Institucional, a Agência Brasileira de Inteligência, a Polícia Federal, a diretoria de inteligência do Ministério da Justiça e os órgãos de segurança pública do Distrito Federal é  a de que haverá manifestações contrárias ao governo neste domingo na Esplanada dos Ministérios. com possibilidade de tumultos. 
Antes mesmo da convocação oficial, a Força Nacional de Segurança já se prepara. Nesta sexta-feira, deve ocorrer uma reunião de seus representantes com órgãos de segurança pública do Distrito Federal. A ideia é que, ainda que não haja grandes protestos no domingo, pelo menos a convocação tenha um efeito preventivo de que os manifestantes não subam a temperatura e depredem patrimônio público.
Há três possíveis caminhos para que a Força Nacional seja convocada. Uma possibilidade é um pedido ao Ministério da Justiça feito pelos governadores. No caso, o do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Outra é um pedido do GSI. Uma terceira possibilidade é o próprio ministro da Justiça, André Mendonça, fazer a convocação. 
A partir daí, o ministério publica uma portaria com a convocação. Um eventual pedido do GSI não seria inédito. Em outras ocasiões, como manifestações de 2018, manifestações indígenas e na posse presidencial, isso ocorreu.
A segurança da Esplanada é de responsabilidade da Polícia Militar do Governo do Distrito Federal, mas há um protocolo de de segurança que o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República faz parte. 
Nesta tarde, Bolsonaro disse pessoalmente ao secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, que a Força Nacional estará à disposição do governo local para atuar. O encontro foi revelado pela analista de política Basília Rodrigues. 

Por Caio Junqueira, CNN  

Nenhum comentário:

Postar um comentário