GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 10 de junho de 2020

LOCAL SUSPEITO DE EXTREMA ESQUERDA

Descoberto local onde Antifas SP planejam suas ações. Confira

Um trabalho de jornalismo investigativo do site Caneta.org revelou o local onde o grupo Antifas São Paulo concedeu entrevista à CNN Brasil nesta semana. Para surpresa de ninguém o local tem histórico de promover eventos para reunir militantes de extrema esquerda.
Na última segunda-feira (08), a CNN Brasil levou ao ar uma entrevista com supostos “antifas” feita pelo repórter Renan Fiuza. Você pode acompanhar o vídeo abaixo:
Juntando alguns elementos e analisando as imagens e informações da matéria, a equipe do caneta.org conseguiu descobrir onde fica o local que abriga o grupo no centro de São Paulo.

Primeira evidência

No vídeo, o repórter está a caminho do Centro de São Paulo e passa por um posto da bandeira BR que fica em frente ao um outro posto de bandeira Shell. Há raríssimos locais em que há um posto de gasolina de cada lado da rua.
Analisando o mapa de São Paulo, descobrimos que a rua que ele está descendo é a Manoel Dutra. Eis o Posto Shell por onde o repórter passa de carro no começo da reportagem, no cruzamento com a Rua Rui Barbosa:

Segunda Evidência

Há outras dicas no caminho do repórter, mas vamos pulá-las por enquanto. A próxima pista está nesta imagem. Uma frase se refere a um movimento bem restrito, e não estamos falando dos “antifas”.
O “straight edge” na blusa do “antifa” ao fundo é um movimento que surgiu no hardcore punk que defende a total abstinência em relação a entorpecentes (tabaco, álcool e drogas ilícitas). Com o tempo, a maioria dos “straight edges” passaram a defender o veganismo (ausência de consumo de carne e derivados de animais). Esta menção a um movimento tão restrito foi fundamental para encontrar o local.

Terceira e quarta evidências

Voltando ao caminho do repórter, há mais duas pistas, ambas na entrada do jornalista no local. Notem que há uma escada preta e uma cadeira de bar ou restaurante na entrada. Não há muitos locais assim no centro de São Paulo.
Depois, ele sobe outro lance de escadas e é possível ver uma geladeira para bebidas (águas, refrigerantes, cervejas ao fundo). Ou seja: o local é um bar ou restaurante.

Quinta Evidência

O repórter menciona que irá a uma “ocupação”. Juntando as informações da localização (perto da Manoel Dutra) e de ser um local que atrai veganos “straight edges”, ele buscou por “ocupação vegana sp” na região. Só há UM local que bate com as pistas: o Restaurante Al Janiah, na Rua Rui Barbosa (aquela que cruza a Manoel Dutra).
O “Al Janiah”: fundado por um palestino, o Al Janiah se classifica como um “espaço cultural”. Em uma rápida visita às redes sociais do local é possível ver que o espaço é de extrema-esquerda: há garçons brasileiros usando camisetas do Che Guevara e do Exército Zapatista, eventos socialistas (incluindo um evento do Instituto Lula!) e muita militância. É comum ver nas fotos pessoas usando o lenço do Hamas, grupo terrorista palestino, e o próprio dono menciona o Hamas ao se referir à cozinha do local. Aliás, o proprietário chegou a ser detido pela polícia após o grupo em que ele estava jogar uma bomba caseira contra uma manifestação.
Por “coincidência”, o local convocou seus seguidores nas redes sociais a participar do “ato pró-democracia” do último dia 31 de maio, quando os “antifas” entraram em confronto com a polícia militar:
Instagram do Al Janiah convocando pessoas para o ato “antifa”.
Para completar o pacote, em seu site oficial, o restaurante afirma: “mais da metade do nosso quadro de trabalhadores refugiados da Palestina, da Síria e imigrantes de Cuba, Argélia, militantes antifascistas, nordestinos e sulistas”. Ou seja, o próprio “Al Janiah” admite que emprega “antifas”.
Confirmando que o “Al Janiah” é o local que abriga os “antifas”: com 99% de certeza sobre o local, fomos em busca de fotos que nos trouxessem o 1% que restavam. E, claro, encontramos. Primeiro, a escada preta:
E depois, em uma cortesia do Instagram do “Al Janiah” (terceira foto no link), encontramos o exato espaço utilizado pelos “antifas” para dar a entrevista à CNN:
Notem como é exatamente o mesmo local (teto preto, “palquinho” vermelho na parte inferior, janela à esquerda) apresentado na matéria da CNN, que foi apenas coberto pelas bandeiras “antifas”:
Conclusão e suspeita: com todas as provas e evidências colhidas, podemos afirmar com 100% de certeza que o Restaurante Al Janiah abriga os “antifas” entrevistados pela CNN. E fica nossa suspeita: será que eles também são empregados do local? Esta fica para uma provável parte 2 da nossa investigação. 

Fonte: Caneta.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário