GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 16 de junho de 2020

MAIS UMA DO STF

Para defender instituição, STF usa declarações de ex-presidentes já presos, condenados ou cassados


O site do Supremo Tribunal Federal publicou na tarde desta segunda-feira (15) uma matéria que lista manifestação de ex-presidentes da República em defesa da Suprema corte. Dentre as declarações está a do ex-presidente Lula, condenado em 2018 por corrupção e lavagem de dinheiro.
Lula tem motivos de sobra para partir em defesa dos “amigos de toga”, já que sempre foi beneficiado de bondade e celeridade sem igual por parte da Suprema Corte, que chegou a mudar o entendimento sobre a possibilidade de prisão em segunda instância só para beneficiá-lo
José Sarney, Fernando Collor (cassado em 1992), Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff (cassada em 2016) e Michel Temer (preso em 2019) também fizeram declarações.
Veja o que cada um disse:
Luiz Inácio Lula da Silva
“Qualquer instituição que faz parte da garantia do funcionamento da democracia no nosso país precisa ser respeitada em sua plenitude. É inadmissível a irresponsabilidade dessa manifestação agressiva contra o STF”.
José Sarney
 “Solidário à sua mensagem, junto o meu protesto contra inqualificável e criminosa agressão ao STF, guardião da Constituição, integrado por magistrados de altas virtudes culturais e morais. Peço para estender minha solidariedade a toda Corte”.  
Fernando Collor
“O STF é o guardião da Constituição Federal e dos direitos fundamentais. Atacar a Suprema Corte é uma afronta à mais básica racionalidade democrática e uma ofensa à ordem constitucional! Tentar amedrontar a Justiça com manifestações de ódio é intolerável!”
Fernando Henrique Cardoso
“Minha solidariedade ao STF é total. Os fogos  vistos no YouTube e a voz tremebunda atacando-o são contra a democracia. Gritemos: não ao golpismo! Os militares são cidadãos: devem obediência à Constituição como todos nós. Defendamos juntos Brasil, povo e lei, antes que seja tarde”.
Dilma Rousseff
“Todos devem obediência à Carta Magna. Ninguém está acima dela. Ataques ao STF e ao Congresso precisam ser respondidos nos termos da lei”.

Michel Temer
“Presidente Dias Toffoli. Receba minha solidariedade à sua manifestação. A agressão física a Suprema Corte revela o desconhecimento de suas elevadas funções como um dos principais garantes da democracia integrada, como é, por juristas do maior porte e forjados na ideia de rigoroso cumprimento da Constituição Federal”.

Fonte: STF

Nenhum comentário:

Postar um comentário