GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 27 de junho de 2020

SONHO NORDESTINO REALIZADO

Bolsonaro faz águas do São Francisco chegarem ao Ceará


No município de Penaforte (CE), o presidente da República, Jair Bolsonaro acionou, nesta sexta-feira (26), a comporta do Eixo Norte do projeto de integração do Rio São Francisco que permite a chegada das águas ao Ceará.
O Eixo Norte levará água para 220 cidades da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte beneficiando 6,5 milhões de pessoas. Com a ação, a água que já abastece o Reservatório Milagres, em Pernambuco, passa pelo Túnel Milagres e começará a encher o Reservatório Jati, que fica no Ceará. A água seguirá, por fim, até a Paraíba e Rio Grande do Norte.
Após acionar a comporta da Estrutura de Controle de Milagres, o presidente disse que a obra leva água a quem realmente precisa e vai impulsionar a atividade econômica.
“A agricultura, irrigar terras, levar água para a casa do cidadão nordestino que sempre teve carência disso. E é uma novela enorme que está chegando ao fim”, disse. A obra de integração das águas do Rio São Francisco foi iniciada em 2007.
O presidente lembrou que foi uma decisão de governo concluir obras que sofriam com descontinuidade. “Foi recomendação desde o início do governo que não deixaríamos nenhuma obra parada. Isso faz parte desse compromisso nosso e a gente fica muito feliz de trazer água para quem realmente precisa”, afirmou.
Bolsonaro viajou ao Ceará acompanhado dos ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, da Agricultura, Tereza Cristina e do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno.

Maior empreendimento hídrico

O Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do País. É divido em dois eixos, o Norte e o Leste. Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte serão beneficiadas.
O Eixo Leste está em funcionamento e já abastece 1,4 milhão de pessoas em 46 municípios da Paraíba e de Pernambuco.

Fonte: Governo Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário