GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 4 de junho de 2020

SPORT - VOLTA AO FUTEBOL

Preparação física elenca variáveis em volta aos treinos e vê prazo da FPF como 'muito precoce'

"A primeira semana vai ser de adaptação. É tudo novo", avalia Tacão (Foto: Anderson Stevens / Sport)


Com as primeiras movimentações sendo físicas, Tacão, experiente preparador do clube, faz alertas e projeções para recondicionamento adequado do elenco


Previsto para o dia 15 de junho, o Sport vai se deparar com um cenário inédito na volta aos treinamentos: jamais os jogadores passaram tanto tempo inativo (serão completados exatos 90 dias). E como as movimentações nesta volta serão ligadas ao recondicionamento dos atletas, a reportagem conversou com Edvaldo Tacão, preparador físico do clube, acerca de como se dará o trabalho nesse novo panorama

Antes de tudo, Tacão - como é conhecido e já são 20 anos na Ilha do Retiro - fez questão de frisar que esta retomada das atividades será repleta de desafios, uma vez que as respostas serão obtidas de forma gradativa semanalmente, desde a evolução física dos jogadores, como questões sanitárias e de saúde, conforme explica.

"A evolução dos atletas é o que vai basear o trabalho na semana seguinte. E assim por diante. A primeira semana vai ser de adaptação. É tudo novo. Na outra semana é que veremos se vai aumentar o grupo, se vai inserir os trabalhos técnicos", iniciou, referindo-às orientações dos órgãos de saúde. "Existem as variáveis sanitárias, da questão médica. Liberações, o número de pessoas juntas. Não é da noite para o dia".

Pela necessidade de voltar as competições, Tacão acredita que os jogadores não terão o período de preparação ideal, mas enxerga pelo menos 20 dias como necessário para a parte física. "Umas três semanas de trabalho. Porque imagine uma semana só de grupos (trabalhos físicos). Aí na semana seguinte se começarmos nos preparando para jogar no domingo, imagine como vai ser…”

A conjectura feita por Tacão, no entanto, pode ser real. Isso porque o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, projeta a volta do Estadual para o dia 28 de junho ou uma semana depois, dia 05 de julho. Algo arriscado, de acordo com o preparador físico rubro-negro. "Seria muito precoce. Porque os atletas, com certeza,  não vão estar aptos numa condição ideal", alertou. "Temos que ter no mínimo três semanas por conta da saúde dos atletas, (risco de) lesão, a questão do espetáculo".

O Sport vai realizar os testes nos funcionários, comissão técnica e jogadores no dia 10 de junho, para aí iniciar as atividades cinco dias depois com aqueles que tiverem aptos. A ideia é separar os 30 jogadores do elenco em dois turnos, com 15 atletas em cada um deles. A partir daí, nova divisão, com três grupos de cinco jogadores e cada um dos grupos vai utilizar os três melhores campos do CT. Os treinos iniciais, vale lembrar, serão físicos e não haverá distância entre eles. Além disso, os jogadores não irão ficar concentrados ou farão refeições no CT, manuseando o próprio uniforme e acessórios de treino. A testagem será semanal.

Maior desafio

No Sport desde junho de 2000, Tacão se vê diante do maior desafio desde que chegou ao clube.  "Nesse tempo todo de Sport nunca aconteceu isso. Já passei por diversas situações, mais de 40 treinadores, mais de 40 preparadores físico. Mas nunca teve um cenário desse. Vai ser um aprendizado novo, algo que estamos estudando bastante, se preparando todo o departamento. É um desafio, vamos superar e colocar os jogadores no melhor patamar. Pode ter certeza", finalizou.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário