GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 18 de junho de 2020

VACINA CONTRA GRIPE

Vacinação contra gripe em postos volantes no Recife vai até esta sexta




Postos volantes foram montados para atender crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e puérperas



A campanha de vacinação contra gripe realizada em postos volantes pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife, com foco nas crianças de 6 meses a 5 anos de idade, gestantes e puérperas 9 puérperas (mães no pós-parto - até 45 dias), se encerra nesta sexta-feira (19). Pelo menos 15 postos volantes em escolas, creches e no Centro Comunitário da Paz (Compaz), além do Sítio Trindade, foram disponibilizados para aplicar a vacina nesse público-alvo, que, de acordo com dados da Prefeitura da Cidade, não atingiu a meta prevista pelo Ministério da Saúde para imunização. Confira a lista dos locais

No Recife, por exemplo, apenas 26,4% (crianças), 29,2% (gestantes) e 25,9% (puérperas) foram imunizadas, fato que fez com que a campanha fosse estendida e distribuída em postos volantes. Mas a movimentação, até o final da manhã desta quinta-feira (18), foi menor do que o esperado, principalmente de gestantes e puérperas.

De acordo com Vanessa Castelo Branco, enfermeira-chefe à frente da vacinação na Escola Estadual Aníbal Fernandes, em Santo Amaro, região central do Recife, não houve procura pela imunização por parte de mulheres  que tiveram filhos recentemente. “Até aqui, estamos com zero mulheres nessa fase do pós-parto, assim como as gestantes também não têm aderido à campanha”, lamenta.

Realidade semelhante na Escola Estadual Joaquim Nabuco, localizada na rua Imperial, no bairro de São José, também na área central do Recife. Entre as justificativas pela baixa procura, está o medo que ainda assola a população em sair de casa por causa da pandemia do novo coronavírus. “Eu só vim realmente porque minha filha precisava tomar a segunda dose da vacina, mas tenho medo do coronavírus. Pelo menos moro perto desse posto”, conta Juliete Ribeiro, mãe da pequena Estefani Vitória, de 7 meses, que, apesar do choro pela picada da agulha, voltou para casa protegida.

Campanha segue nos postos fixos
Apesar do público-alvo dos postos voláteis se concentrar nas crianças (6 meses a 5 anos de idade), gestante e puérperas, qualquer pessoa que chegar a um desses pontos de vacinação pode receber a dose da vacina. O funcionamento nas unidades inicia às 8h e segue até as 17h. 
Além dos espaços volantes, as mais de 130 unidades de saúde também seguem aplicando as doses aos demais grupos prioritários: pessoas com deficiência, adultos de 55 a 59 anos e professores e educadores podem ser imunizados. Idosos, profissionais de saúde, pessoas com doenças crônicas e outros grupos que ainda não receberam a dose podem ser vacinados até o dia 30 deste mês de junho.

Imunização no Recife

A Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife imunizou mais de 430 mil pessoas desde o início da campanha. A abertura de postos volantes se deu depois do lançamento, no último sábado (13), da campanha "Vacina em dia, mesmo na pandemia", encabeçada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Sociedade Brasileira de Imunizações e a Sociedade Brasileira de Pediatria.



Por Germana Macambira

Nenhum comentário:

Postar um comentário