GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 18 de julho de 2020

AÇÃO CRIMINOSA

Fogo atinge mais uma catedral na França


Catedral de Nantes, que começou a ser construída no século XV, teve órgão e vitrais históricos destruídos. Incêndio começou em três pontos distintos, o que indica provável ato criminoso

Na manhã deste sábado (18) um incêndio, aparentemente criminoso, consumiu parte da Catedral de São Paulo e São Pedro de Nantes, norte da França.
Embora o fogo tenha sido brevemente debelado, impedindo catástrofe semelhante à de Notre Dame, vitrais do século XVI e o órgão ficaram destruídos.
Dos grandes símbolos da arquitetura gótica, a Catedral de Nantes, uma das mais importantes da França, começou a ser erguida em 1434 e ficou completamente pronta só em 1891, depois de 457 anos.
Autoridades francesas investigam as causas do incêndio. De acordo com testemunhas, o fogaréu se iniciou em três pontos distintos do templo, indicando uma ação criminosa.
Nos últimos anos, templos católicos na França tem sido frequentemente vandalizados.
Apesar disso, autoridades que, em discurso, advogam pela tolerância religiosa, diante dos ataques ou se calam ou lamentam apenas a destruição do prédio, que, em regra tem seu valor histórico e estético.
Exemplifica o cenário uma resposta à nota módica do presidente Emmanuel Macron no Twitter.
Lamentou Macron:
“Depois de Notre Dame, a Catedral de São Paulo e São Pedro, coração de Nantes, está em chamas. Todo apoio aos bombeiros que se arriscaram para salvar esta joia gótica da Cidade dos Duques”.
Ao que respondeu uma internauta:
“Fosse numa mesquita a República estaria em risco, o fascismo batendo em nossa porta. Mas como se trata do catolicismo, como de costume, só se concentram no valor patrimonial”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário